4.10.

A IDEIA DE DESENVOLVIMENTO POLÍTICO

·Os antecedentes evolucionistas. A perspectiva de Spencer. As teorias do crescimento, as teorias do equilíbrio, as teorias conflituais e as teorias cíclicas. A sociologia da modernização.

 As origens do desenvolvimentismo. A criação do Commitee in Comparative Politics (1954). Os trabalhos de Roy Macridis, Gabriel Almond, James Coleman e Edward Shils.

 O princípio da universalidade das estruturas políticas e o reconhecimento da multifuncionalidade das estruturas políticas. Sistemas políticos simples e sistemas políticos complexos. O processo de especialização e de diferenciação das estruturas.

 O estudo das sociedades em vias de desenvolvimento. As ideias de construção do Estado e de construção da nação. Os estágios de construção da nação : identidade, legitimidade, penetração, participação e distribuição.

 O político como processo de diferenciação social. A especialização e dissociação de particulares estruturas de autoridade, relativamente às estruturas sociais. Os processos de complexificação política (diferenciação progressiva das estruturas sociais, autonomização, universalização, institucionalização).

O desenvolvimento e a cultura política. Os factores intelectuais que favorecem a modernização política.

Regressar a Sumário