8.7.

A BUROCRACIA ADMINISTRATIVA

A burocracia administrativa. O circuito político e o circuito administrativo, distinção entre decisão sobre os fins e decisão sobre os meios. O fenómeno de despolitização do Estado (tecnocracia, tecno-estrutura e bandocracia).

A crise da gestão administrativa da economia e do social. A procura do menos Estado e melhor Estado. Reforma administrativa e modernização administrativa. Descentralização, desconcentração e regionalização. Privatização e desregulamentação.

A teoria de Woodrow Wilson sobre a separação entre a política e a administração. A perspectiva de Max Weber sobre a burocracia. O modelo do administrativismo francês. Breve persapectiva histórica sobre o direito administrativo e a ciência da administração em Portugal.

A perspectiva de Michel Crozier. O regresso da sociologia das organizações. O actor e o sistema. O modelo estratégico. Os sistemas de acção.

As teses da rational choice e o individualismo metodológico. O modelo de Theodore J. Lowi sobre o interest-group liberalism.

A sociologia das políticas públicas. O modelo norte-americano e o modelo francês. As teses de P. Muller e B. Jobert sobre L'Etat en Action.

A hierarquia e a cadeia de comando Os executores hierárquicos (line) e os assessores e consultores (staff). Controlo da administração. O princípio da imparcialidade. O direito à carreira e o profissionalismo. Burocracia e chefia política. A lei de ferro da oligarquia. O regime dos funcionários administrativos.

Regressar a Sumário