© José Adelino Maltez, Tópicos Político-Jurídico, texto concluído em Dili, na ilha do nascer do sol, finais de 2008

 

 

James Harrington (1611-1677)

 

 

Government  is the empire of laws and not of men

 

•Estuda em Oxford. Como militar, actua nos Países Baixos. Serve o rei Carlos I, entre 1647 e 1649, mas é preso em 1661. Aristocrata, representante intelectual do republicanismo de Cromwell.

•Na sua ficção utópica, aponta para um regime que vai antecipar muito do que irá ser concretizado pela revolução norte-americana.

To begin with Riches, in regard that men are hung upon these, not of choice...but of necessity and by the teeth, for as much as he who wanteth bread, is his servant that will feed him: if a man thus feed a whole people, they are under his empire

 

The Commonwealth of Oceana, 1656.

 

1 Theimer (1970), trad. port., pp. 135 segs..

 

 

The Commonwealth of Oceana (1656)

 

•Obra típica do intelectualismo republicano sob o regime de Cromwell, da autoria de James Harrington. Oceana não é uma ilha sem lugar, uma utopia, mas a própria ilha da Grã-Bretanha.

•Aí se defende a criação de um republicanismo aristocrático, onde a gentry, o conjunto dos proprietários rurais é que deveriam ser políticos, porque só eles têm um interesse e um poder que lhes permite conduzir a república. Daí a defesa da difusão da propriedade pela classe média, de forma a evitar-se a concentração da propriedade.

 

© José Adelino Maltez em Dili, Universidade Nacional de Timor Leste, ano de 2008

 

Última revisão:05-03-2009