Vietname

A República Socialista do Vietname (Công-hòa xâ-hôi chu-nghia Viêt Nam) mantém o regime comunista de partido único, o Partido Comunista do Vietname  (Dang Cong San Viêt Nam), designação de 1976, tendo como presidente, desde 1997, Tran Duc Luong.

O partido remonta ao Partido Comunista da Indochina fundado em 1930 e ao seu herdeiro o Partido dos Trabalhadores do Vietname do Norte, de 1951, sendo marcante, em toda a história do mesmo a personalidade de Nguyen Ai Quoc, dito Ho Chi Min (1890-1969)

O partido que se encobre sob uma chamada Frente Patriótica, por ele dominada, tem como satélites o Partido Democrático e o Partido Socialista, oriundos do antigo Vietname do Norte, bem como a Frente Nacional de Libertação (Vietcong) e a Aliança Nacional das Forças Democráticas e da Paz.

Foi em Julho de 1976 que se proclamou a nova República Socialista do Vietname.

 

Em Julho de 1976 é proclamada a nova República Socialista do Vietname.

Dezembro de 1978, guerra com os khmers vermelhos de Pol Pot.

Invasão chinesa de 17 de Fevereiro a 16 de Março de 1979.

Nova Constituição em Abril de 1992. Mantém um modelo de quase partido único de uma Frente Patriótica, dominada pelo Partido Comunista, fundado em 1930, e participada pelos satélites do Partido Democrático, do Partido Socialista (ambos oriundos do antigo Vietname do Norte), bem como pela Frente Nacional de Libertação e a Aliança Nacional das Froças Democráticas e da Paz

(ambas do Vietname do Sul).

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: