1947
 

Outubro
Entre o regresso da Internacional Comunista e o GATT

 

 

Reconstitui-se o Komintern sob a forma de Kominform. Manifesto de Varsóvia, assinado pelos partidos comunistas da Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Polónia, Roménia, URSS, França e Itália (5 de Outubro). Destaque para o manifesto de Varsóvia, assinado pelos partidos comunistas da Bulgária, Checoslováquia, Hungria, Polónia, Roménia, URSS, França e Itália, em que se restaura o Komintern sob a designação de Kominform (5 de Outubro). Aí se considera o Plano Marshall como um instrumento do imperialismo americano...  Mas no fim do ano já se podia fazer o balanço do processo da crescente satelitização dos países do leste e do centro da Europa: na Hungria, o governo comunista dissolve os partidos da oposição; na Bulgária, tudo parece continuar a correr de vento em popa com o governo de Dimitrov; na Polónia é dissolvido o principal partido da oposição. Não tarda que chegue, na Roménia, o governo de Ana Pauker e a abdicação do rei Miguel e que se dê o chamado golpe de Praga.

Eleições municipais italianas; democratas-cristãos, com 33%, duplicam os votos, derrotando os partidos de esquerda, com 31 % (12 de Outubro)

Comunistas e socialistas diminuem as votações nas eleições municipais norueguesas (24 de Outubro)

Tropas indianas ocupam Cachemira, desencadeando-se um conflito com o Paquistão (27 de Outubro)

Socialistas e agrários ganham as eleições gerais na Dinamarca (28 de Outubro)

Eleições municipais em França; o RPF de Charles de Gaulle com 40% (28 de Outubro)

Emitido um Manifesto para a Paz e para uma Europa Socialista, subscrito por intelectuais como Mounier*, Sartre, Camus e Merleau-Ponty (Outubro)

Eleições no Sarre; vitória dos cristãos-populares, defensores de uma união económica com a França, com 51.2% (5 de Outubro)

Criadas formas armadas comunistas na Grécia, dirigidas pelo general Makros (28 de Outubro)

Formado o General Agreement on Tariffs and Trade em Genebra por 23 países, no dia 30 de Outubro, naquilo que é a primeira grande negociação multilateral da história, dado afectar cerca de metade do volume de trocas mundial. O tratado assinado irá entrar em vigor no dia 1 de Janeiro de 1948.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: