Tempo de federalismos
 

 

Truman enuncia doutrina de containment face ao comunismo (12 de Março) e o General George Marshall, secretário de Estado desde 21 de Janeiro, tendo como subsecretários Dean Acheson, Robert Lovett e Will Clayton, propõe, em Harvard, plano de auxílio à Europa (5 de Junho), directed not against any country or doctrine but against hunger, poverty, desperation and chaos.
 

Depois de assinados os tratados de paz de Paris (10 de Janeiro), reguladores da situação dos antigos satélites do Eixo, como a Itália, a Roménia, a Hungria, a Bulgária e a Finlândia, mas não da Áustria nem da Alemanha, surge o Tratado de Dunquerque entre a França e o Reino Unido, contra o rearmamento alemão (4 de Março).
 

Entretanto, Kurt Schumacher reconstrói, na zona ocidental da Alemanha, o SPD, por ocasião do Congresso de Hanover (Fevereiro).
Truman passa a assumir a necessidade dos Estados Unidos to support peoples who are resisting attempted subjugation by armed minorities or by outside pressures, bem como assistirem os povos livres para estes encontrarem os seus próprios destinos pelos seus próprios meios. Neste sentido, surge o National Security Act (26 de Julho), instituindo tanto um National Security Council como uma Central Intelligence Agency.

 

José Adelino Maltez , História do Presente


 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: