1961
 

Junho
Unidade dos democratas-cristãos e dos socialistas na oposição espanhola

 

 

Cimeira de Viena entre Khruchtchov e Kennedy (3 e 4 de Junho)

Em Espanha surge a Union de Fuerzas Democráticas, com o PSOE, PNV, e a Izquierda Demócrata Cristiana (10 de Junho)

O Koweit assume a independência (19 de Junho), largando o estatuto de protectorado britânico, que tinha desde 1899, com os imediatos protestos do líder iraquiano, o general Kassem, que considera o novo Estado como fazendo parte integrante do território iraquiano, levando a que tropas britânica, logo em 01-07-1961, desembarquem no território, para garantir a respectiva soberania. Refira-se que no território, o petróleo, descobertoem 1938, começara a ser explorado em 1946.

Governo holandês apresenta ao Conselho um projecto de fusão dos executivos comunitários; oposição da França e do Luxemburgo (27 de Junho).

Defende a revisão dos Tratados de Roma e de Paris mediante a adopção de uma convenção que institui um Conselho único das Comunidades e uma Alta Comissão Europeia (fusão dos executivos).

A Assembleia parlamentar e as duas Comissões são consultadas acerca da proposta, mas a fusão dos executivos não é prosseguida nesta fase devido a divergências entre os Estados-Membros quanto ao âmbito da reforma.

Em 14 de Junho: Correia de Oliveira passa a ministro de Estado; surgem novos secretários de Estado das pastas económicas (Mota Campos na agricultura; Carvalho Fernandes na indústria e Dias Rosas no comércio)

Os ventos da história – Discurso de Salazar em reunião extraordinária da Assembleia Nacional sobre O Ultramar Português e a ONU (30 de Junho).

Venâncio Deslandes é nomeado Governador Geral de Angola e Comandante Chefe. Vai ter sucessivos conflitos com o ministro Adriano Moreira (6 de Junho). Aguenta os primeiros embates terroristas o governador Silva Tavares, que era defensor do que qualificava como democracia racial, lançando as bases da contra-guerrilha psicológica, nomeadamente pela utilização de escutas no CITA.

Numa das gravações, segundo testemunho de Pompílio da Cruz, registou-se uma conversa de Adriano Moreira, então em Luanda, com Kaúlza de Arriaga, onde os dois combinavam a hipótese da destituição de Salazar. Carlos Ribeiro, que tinha sido posto na direcção do CITA por Silva Tavares, foi demitido, sendo substituído por São José Lopes, importante elemento da PIDE, também bastante próximo de Francisco da Costa Gomes.

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: