Da banalidade do mal ao feminismo – Em Portugal, António Alçada Baptista começa a publicar a revista O Tempo e o Modo, que dirige até1969, enquanto Hannah Arendt publica Eichman in Jerusalem, onde se analisa a vida e o julgamento de um criminoso nazi, Adolf Eichman (1906-1962), executado no ano anterior em Israel, depois de ter sido capturado em1960, na Argentina, onde vivia sob nome falso. A obra, subtitulada um relatório sobre a banalidade do mal, irrita particularmente a comunidade judaica, dado que a autora, também judia, considera que os actos desse polícia encarregado da chamada solução final, resultaram, não da perversidade do respectivo executante, mas da estupidez burocrática. Surge, entretanto, a obra de Schmuel Eisenstadt, The Political Systems of Empires, dedicada ao estudo da ascensão e queda das sociedades burocráticas, onde se lançavam as bases de uma nova sociologia histórica, que o mesmo autor vai desenvolver, analisando os processos de declínio dos impérios (1967), de construção de Estados e Nações (1977) e das revoluções (1978). Já Betty Friedan (1921) publica The Feminine Mystique. Em Portugal, destaca-se um prefácio de Marcello Caetano ao livro de Luís Filipe de Oliveira e Castro, Anticolonialismo e Descolonização, onde não se mostra um incondicional do chefe do governo quanto à política de defesa militar, enquanto Joel Serrão começa a editar o Dicionário de História de Portugal, até1971. Entretanto, a esquizofrenia do regime leva a PIDE a vigiar Adriano Moreira, temendo os contactos deste com o Opus Dei. Erradamente, a polícia política observa que ele passara a confessar-se com o Padre Silva Rego, deixando de ser não-católico. Não repara que ele está bem mais próximo do inimigo castelhano da congregação de Escrivá de Balaguer, Manuel Fraga Iribarne, e que tem acesso aos meios eclesiásticos, fundamentalmente através do Padre Joaquim António de Aguiar, líder do Colégio Universitário Pio XII.

O Tempo e o Modo – A revista tem como primeiro director António Alçada Baptista (29 de Janeiro), estando ligada à Editora Moraes e à colecção do Círculo do Humanismo Cristão. Mobiliza, na sua primeira fase, uma série de intelectuais católicos, críticos do salazarismo, não desdenhando do próprio empenhamento do ex-deputado salazarista Manuel José Homem de Melo, especialista nos meandros de todas as transições políticas, incluindo a que levou à ascensão de José Manuel Durão Barroso a primeiro-ministro. Alarga-se, depois, a outros sectores da esquerda, como a Mário Soares e a Salgado Zenha, vindos do MUD, ao então comunista Mário Sottomayor Cardia, e à jovem geração de líderes estudantis, como Manuel Lucena, Vítor Wengorovius e Medeiros Ferreira, acabando por preponderar esta última.

Análise Social – Surge também a revista Análise Social, fundada no âmbito do Gabinete de Investigações Sociais do Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras da Universidade Técnica de Lisboa, organismo que resulta do ideológico Gabinete de Estudos Corporativos, onde se pretendia dar ciência sociológica e militância católica à única revolução corporativa vigente na Europa. Tem como primeiro director J. Pires Cardoso, até 1973. Entre1973 e1990, surge a direcção de Adérito Sedas Nunes, a quem há-de suceder Manuel Braga da Cruz.

 

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© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: