1964
 

Dezembro
Papa em Bombaim, Nobel para Luther King e Dalai Lama deposto

 

 

Paulo VI* desloca-se a Bombaim para o 38º Congresso Eucarístico Internacional (2-5 de Dezembro)

Luther King recebe em Oslo o Prémio Nobel da Paz (10 de Dezembro)

Abolida a pena de morte na Grã-Bretanha (21 de Dezembro)

O social-democrata Giuseppe Saragat é eleito presidente da república em Itália, sucedendo a A. Segni, afastado por razões de saúde (28 de Dezembro)

Deposição do Dalai Lama no Tibete (Dezembro)

Em África, dá-se a dissolução da Federação da Rodésia e da Niassalândia (31-12-1963), existente desde 1953.

Assim, tornam-se independentes tanto a República da Zâmbia como a República do Malawi (06-07-1964), mantendo-se a Rodésia do Sul como colónia britânica, depois da vitória do Partido da Frente Rodesiana, de Ian Smith, nas eleições parlamentares de 1962. Este tornar-se-á Primeiro Ministro em Abril de 1964, para proclamar a declaração unilateral da independência em Novembro de 1965, depois das eleições de Maio desse ano, e transformar o território da Rodésia em República (02-03-1970).

Nesse ano, movimentam-se também os movimentos nacionalistas negros, com a criação da ZANU (União Nacional Africana do Zimbabwe), liderada por Robert Mugawe, uma dissidência da ZAPU (União Popular Africana do Zimbabwe), liderada por Joshua Nkomo, líder do Congresso Nacional Africano desde 1957. Começa então uma guerrilha que só vem a ser ultrapassada em Setembro de 1979, com os acordos de Lancaster House, e a conquente independência negra, com a criação da República do Zimbabwe, independente desde 17-04-1980.

A antiga Rodésia do Norte passa a ser liderada por Kenneth Kaunda e pelo Partido Unido da Independência Nacional, invocando um socialismo marcado pela filosofia do humanismo.

A antiga Niassalândia fica sob a liderança de Hastings Kamuzu Banda e do Malawi Congress Party, fundado em 1960, que virá a ter apoio do português Jorge Jardim, político salazarista, bastante influente na zona moçambicana fronteira. Assumindo-se vitaliciamente em 1971, Banda é obrigado ao multipartidarismo em 1993, depois de referendo, perdendo as eleições de 17.05.1994, com a vitória de Bakili Muluzi da Frente Democrática Unida. Os autonomistas malawianos tinham constituído, logo em 1944, um Myassaland African Congress, que se opunha à federação com a Rodésia, partido esse que passou a ser dirigido, a partir de 1958 pelo dr. Banda.

Depois da terceira maratona agrícola, acordo dos Seis quanto ao preço dos cereais, conforme o plano da Europa Verde, proposto por Sicco Mansholt, o qual declara que o mercado comum é uma força política; decidida a aceleração do mercado comum industrial (16 de Dezembro)

Emitido, em Brazzaville, o manifesto Amangola por um grupo de dissidentes da UPA, base da futura UNITA (11 de Dezembro).

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: