De Galbraith à New Science of Politics

No plano das ideias, no ano da morte de Croce, Dewey, Maurras, Santayana e Pascoaes, o professor de Harvard John Kenneth Galbraith teoriza o American Capitalism, analisando o conceito de poder compensador (countervailling power) e Claude Lévi-Strauss (1908- ) lança, pela UNESCO, Race et Histoire.

Galbraith, analisando a concentração económica crescente do capitalismo americano, gerador de grandes monopólios privados, considera que, face a esse poder económico privado, surge o poder compensador dos que estão submetidos a esse poder, nomeadamente o de grupos com poder de veto, como, por exemplo, as associações de consumidores. O conceito tem a ver com ideia de contrapesos, originária de Montesquieu, com a faculté d’empêcher, típica do modelo de checks and balances, expresso por James Madison, onde se proclamava o equilíbrio das facções como essencial para a democracia.

Já J. L. Talmon em The Rise of Totalitarian Democracy, invocando aquela nova forma de opressão diversa do despotismo e da tirania, profetizada por Tocqueville, estuda as origens do messianismo político do século XVIII e o improviso jacobino, colocando Rousseau como o mestre da democracia totalitária, juntamente com Robespierre, Saint-Just e Babeuf.

Destaca-se também a edição de The New Science of Politics, de Eric Voegelin, onde propõe  uma nova ciência da política, em pleno auge daquele behaviorismo que teria transformado a ciência política num instrumento do poder e numa apologia dos seus princípios. Faz-se um ataque cerrado ao peso da herança positivista que teria feito deslocar o esforço científico da teoria para o método, quando importava voltar à consciência dos princípios, a uma ciência cristã e clássica do homem que teria sido prevertida por quatro super-homens, o progressista de Condorcet, o positivista de Comte, o materialista de Marx e o dionisíaco de Nietzsche.

 

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