Marxismos imaginários e sociedade imperfeita. No plano das ideias, no ano em que desapareciam Theodor Adorno e António Sérgio, eis que Raymond Aron, na ressaca do Mai 68, contra o qual se ergueu, teoriza as desilusões do progresso e denuncia os marxismos imaginários (Aron), enquanto Milovan Djilas se resigna com a sociedade imperfeita (Djilas) e Carl Schmitt (1888-1986) revê e reedita Politische Theologie, com uma primeira edição de 1922. Na mesma onda, Jules Monnerot, procurando fazer um inventário das mitologias políticas do século, lança Sociologie de la Révolution. Nos Estados Unidos, Theodore Lowi, em The End of Liberalism, subscreve a tese do fim das ideologias, considerando já não fazerem sentido as diferenças entre republicanos e democratas, ou entre conservadores e liberais, dado que tais polarizações apenas são instrumentalizadas pelos grupos de pressão que as mobilizam, enquanto emerge um novo teórico da new left, Ralph Miliband, cm The State in Capitalist Society. Já Niklas Luhman (1927-1998), com Legitimation durch Verfahren, ensaia uma perspectiva que o há-se consagrar, e o húngaro, exilado em Nova Iorque, Thomas Molnar edita The Counter Revolution, denuncia os mitos da esquerda, considerando que a revolução ocorre no momento em que o ancien régime dá mostras de tolerância e começa a fazer concessões, as quais mais não são do que sinais de debilidade e resultam da fortaleza. Observa também que o adversário que promove a revolução é, sobretudo, marcado pela république des lettres. Neste sentido, quase defende, como Mussolini, que qualquer regime tem o dever de de durar. Merece destaque a publicação, por Hannah Arendt de Crises of the Republic, três ensaios: A mentira na política; Desobediência civil e Da Violência, acrescentando-lhe Reflexões sobre política e revolução. Em Portugal, quando se publica postumamente a obra de Luís de Almeida Braga, Espada ao Sol, e o poeta Pedro Homem de Melo (1904-1984) lança Povo que Lavas no Rio, destaque para o ensaio de Rogério Soares, Direito Público e Sociedade Técnica, bem como para a comunicação de Vitorino Magalhães Godinho ao II Congresso Republicano de Aveiro, O Socialismo e o Futuro da Península.

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© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: