1971
 

Janeiro
Tempo de Idi Amin

 

     

Idi Amin Dada sobe ao poder no Uganda (25 de Janeiro). O até então chefe das forças armadas afasta o presidente Milton Obote. O regime sangrento que se lhe segue, onde não faltou o ridículo de uma política caricaturalmente nacionalista, com expulsão do país tanto de britânicos como da comunidade asiática, apenas acaba em 11 de Abril de 1979.

Guiné: condenadas à morte 91 pessoas, acusadas de colaboração no desembarque de Novembro de 1970 (24 de Janeiro)

Entra em vigor o Tratado do Luxemburgo de 22 de Abril de 1970 sobre os recursos próprios (1 de Janeiro). A França assume a Presidência do Conselho das Comunidades Europeias. Entrada em vigor da Segunda Convenção de Yaoundé e dos Acordos de Arusha (1 de Janeiro).

Conferência de imprensa de Georges Pompidou, criticando a posição britânica nas negociações: aos ingleses são reconhecidas três qualidades: o humor, a tenacidade e o realismo. Chego a pensar que ainda estamos no estádio do humor (21 de Janeiro)

As batalhas da educação – Estabelecido um regime de excepção para as universidades, permitindo a presença policial no interior das instalações (21 de Janeiro), numa altura em que Veiga Simão, em pleno conselho de ministros, já se confessa impotente para dominar a agitação estudantil (26 de Janeiro): o anarquismo e o reaccionarismo uniram-se como irmãos inimigos do progresso e pretendem destruir sem construir.  Contudo, nesse mês anuncia ao país o início de uma discussão pública sobre a reforma educativa e emite nova lei orgânica do Ministério da Educação Nacional, visando aquilo que propagandeia como batalha da educação (Setembro).

Sá Carneiro faz requerimento na Assembleia Nacional sobre presos políticos (23 de Janeiro). Em Agosto, tal líder mais Francisco Pinto Balsemão e Magalhães Mota visitam Angola. Não se pense, contudo, que é pacífica a respectiva aceitação nos sectores onde tentam pescar apoios. Um futuro ministro de Balsemão, André Gonçalves Pereira, em carta dirigida a Marcelo Caetano, data de 24 de Julho, observa: quanto aos liberais, coitaditos, o seu defeito é não terem força nenhuma, para além de, natural e legitimamente, quererem fazer propaganda pessoal.

Manifestações contra a guerra colonial (23 de Janeiro)

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: