1972
 

Junho
Prisão dos Baader-Meinhof e programa comum de esquerda em França

 

Celebra-se em Estocolmo uma conferência da ONU sobre o ambiente (5 de Junho)

Presos na Alemanha os líderes do grupo terrorista Baader-Meinhof* (Junho).

Nacionalização da Iraq Petroleum Company (Junho). As participações francesas na companhia mantiveram-se por mais dez anos, porque o Estado de Paris foi considerado pró-árabe. Foram afectadas as acções da Fundação Calouste Gulbenkian.

Acordo entre socialistas e comunistas franceses quanto a um programa comum de governo; os comunistas franceses aceitam pela primeira vez o princípio da alternância de poder e o empenho na política europeia (27 de Junho)

O Conselho decide alargar o âmbito das preferências generalizadas para abranger os países em desenvolvimento que aderiram ao grupo dos setenta e sete, juntamente com uma série de outros países e territórios, com efeitos a partir de Janeiro de 1973 (5 e 6 de Junho). Chega igualmente a acordo sobre as linhas a seguir pela Comunidade no exame do Tratado de Adesão ao Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio (GATT).

Brigadas Revolucionárias assaltam o paiol de uma pedreira no Algarve (11 de Junho)

Reeleição de Tomás – Caetano formaliza por escrito junto de Tomás a disponibilidade deste para a reeleição (23 de Junho). Na altura, Francisco Sá Carneiro tenta encontrar um candidato alternativo, chegando a contactar, por carta, António de Spínola, em 15 de Junho. Através de Francisco Balsemão, procuram-se, aliás, outras alternativas, desde Venâncio Deslandes a Kaúlza de Arriaga. Sá Carneiro contacta Spínola indirectamente, através de Carlos Azeredo e chega a falar no Porto com Almeida Bruno e Dias Lima, colaboradores do general. Entretanto, António de Spínola chega a Lisboa (24 de Junho), antes da reunião da comissão central da ANP, onde se decide propor a Américo Tomás a recandidatura, depois deste responder por escrito no sentido da aceitação (30 de Junho).

OIT condena a política colonial portuguesa (27 de Junho).

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: