1972
 

Outubro
A primeira cimeira dos Nove

 

 

RFA: Walter Scheel em Pequim (Outubro)

Chile: O maçon Augusto Pinochet assume o comando das forças armadas, por indicação do maçon Salvador Allende (9 de Outubro)

Aprovada a entrada da Dinamarca na CEE por referendo, por 57,6% (2 de Outubro)

Na sequência da votação negativa do referendo, o governo norueguês declara que a Noruega não submeterá ao Parlamento o projecto de lei de ratificação da adesão. O Parlamento Europeu aprova uma resolução com sugestões e requisitos definitivos para a supressão dos controlos nas fronteiras intracomunitárias (9 de Outubro).

Ratificação pelo Reino Unido dos actos relativos à adesão às Comunidades Europeias (16 de Outubro).

Quinta Cimeira Europeia em Paris, a primeira dos Nove; definidos novos domínios de acção comunitária (referentes às políticas regional, ambiental, social, energética e industrial) e reafirmam que o ano de 1980 constitui o prazo final para a realização da União Económica e Monetária. (19 a 21 de Outubro)

O estudante de direito José António Ribeiro dos Santos, ligado ao MRPP, é morto a tiro por agentes da DGS no decorrer de um comício no ISCEF (12 de Outubro). Transforma-se numa espécie de Catarina Eufémia do MRPP, elevando o grupo às alturas do martírio e da santificação.

Cristãos progressistas e guerra colonial – Surge o Boletim Anti-Colonial emitido por cristãos, então adeptos da revolução e do socialismo, com grande influência do Partido Revolucionário do Proletariado, como Gabriela Ferreira, Luís Moita, Maria de Fátima Ribeiro, Maria Luíza Sarsfield Cabral, Maria do Rosário Moita e Pedro Soares Onofre (Outubro).

Santos e Castro passa de presidente da Câmara Municipal de Lisboa para governador-geral de Angola (Outubro)

Amílcar Cabral propõe a Spínola encontro em território português (Outubro). A título de curiosa nota, saliente-se que o deputado Pinto Machado foi mobilizado para Angola como major-médico, tal como antes seguir para Timor o parlamentar Chorão de Carvalho, repetindo o gesto dos deputados da I República que não invocaram as imunidades parlamentares.

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: