1990
 

Maio
Iliescu vence na Roménia e Ieltsine na Rússia

 

 

Multipartidarismo na Costa do Marfim (3 de Maio)

Iliescu ganha eleições na Roménia e Boris Ieltsine eleito Presidente do Parlamento da Federação Russa (20 de Maio)

Fusão do Iémene do Norte e do Iémene do Sul (22 de Maio)

Multipartidarismo no Gabão (23 de Maio)

Gorbatchev vaiado no desfile da Praça Vermelha, retira-se da tribuna (1 de Maio)

Ieltsine eleito Presidente do Parlamento da Rússia (26 e 29 de Maio)

Bush e Gorbatchev assinam em Washington acordo de desarmamento químico (30 de Maio)

Na Hungria, há um novo chefe do governo (16 de Maio de 1990), József Antall, do Partido dos pequenos proprietários, e um novo Presidente da República Árpád Göncz (3 de Agosto de 1990), enquanto se chega a acordo com Moscovo para a retirada dos soldados soviéticos (10 de Março de 1990), se vota a lei sobre liberdade de consciência (5 de Janeiro de 1990) e se retomam as relações com o Vaticano (9 de Fevereiro de 1990).

 

 

Surge o programa PECO de ajuda à Europa central e oriental (12 de Maio)

É assinado em Paris o acordo constitutivo do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD) com vista à prestação de apoio financeiro aos países da Europa Central e Oriental (29 de Maio)

 

 

Comunistas lusitanos – Carlos Carvalhas é eleito secretário-geral adjunto do PCP (20 de Maio), dá-se o encerramento do matutino comunista O Diário (13 de Junho) e surge uma dissidência no partido satélite de Os Verdes, acusando este de ser uma manipulação genética do PCP (6 de Dezembro). Encabeça o processo Maria Santos que há-de tornar-se deputada do PS.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)