Respublica     Repertório Português de Ciência Política         Edição electrónica 2004

ANO:1827


SUMÁRIO:
Destaques Cronologia Acontecimentos Bibliografia Personalidades Livros do Ano Falecimentos e Nascimentos

I – DESTAQUES

PORTUGALMUNDO

Política

· Archotadas (Julho)

·

·

· Em Inglaterra, morte de Canning (Agosto)

·

·

Ideias

·

·

·

·

 

II – CRONOLOGIA

NACIONAL

· Janeiro

9 Cândido José Xavier assume a pasta da guerra substituindo o marquês de Valença.

· Maio

1 Saldanha retoma a pasta da guerra e nomeia José Liberato como oficial da secretaria dos estrangeiros, passando a exercer as funções de redactor da Gazeta de Lisboa.

· Junho

8 Santarém assume a pasta do reino, substituindo o bispo de Viseu. O bispo do Algarve na justiça. Palmela nos estrangeiros.

· Jullho

3 D. Pedro nomeia D. Miguel regente do reino. Mas este, ao que parece, terá, desde logo, condicionado tal atitude, dado ter invocado uma formal reserva e um protesto não menos formal contra toda a violação dos meus direitos lesados por alguns actos da regência em Portugal.

Parte importante da Câmara dos Pares era adepta de D. Miguel. O grupo cartista está dividido. Segundo Fronteira, o embaixador britânico A’Court … era homem influente da situação e, segundo parecia, tinha instruções do seu Governo para encorajar os indivíduos que tinha a ideia da Regência do Infante D. Miguel, de que este Príncipe, futuro marido da rainha, era o melhor dos regentes

24 Archotadas. Saldanha, depois de pretender demitir o intendente-geral da polícia, Joaquim Rodrigues de Bastos, e o chanceler da Casa da Suplicação, o desembargador João de Matos e Vasconcelos e Barbosa de Magalhães, demitia-se, ao mesmo tempo que sucessivas manifestações em Lisboa o aclamavam e que se repetiram nos dias 25 e 27. Ficaram conhecidas como as archotadas, porque, realizando-se à noitinha, os magotes de manifestantes, então ditos os grotescos, utilizavam archotes.

26 Conde da Ponte era nomeado ministro da guerra e interino dos estrangeiros. A esquerda radical chegou a gritar por Saldanha como primeiro cânsul da república.

28 para 29 A pressão dos saldanhistas levou também vários oficiais do Porto a manifestações de apoio.

· Agosto

14 Manuel António de Carvalho assume as pastas da fazenda e da justiça

INTERNACIONAL

· Agosto

8 Morte de Canning

14 Sucede-lhe Lord Dudley

· Ainda em 1827...

III - ACONTECIMENTOS DO ANO

Governos de 1827

Em 9 de Janeiro de 1827:

· Cândido José Xavier na guerra, onde substitui o marquês de Valença

Em 1 de Maio de 1827:

· Saldanha retoma a pasta da guerra

Em 8 de Junho de 1827:

· Manuel Francisco de Barros e Sousa de Mesquita de Macedo Leitão e Carvalhosa, 2º visconde de Santarém substitui o bispo de Viseu na pasta do reino;

· D. Bernardo António de Figueiredo, bispo do Algarve, substitui Moura Cabral na pasta da justiça;

· D. Diogo de Menezes Ferreira de Eça, conde da Lousã, substitui o barão do Sobral na fazenda;

· Marquês de Palmela substitui D. Francisco de Almeida Portugal nos estrangeiros (estando embaixador em Londres, foi substituído por Saldanha)

Em 26 de Julho de 1827:

· Conde da Ponte substitui Saldanha na guerra e Palmela nos estrangeiros

Em 14 de Agosto de 1827:

· Manuel António de Carvalho, futuro barão de Chanceleiros (em 1840) na fazenda (onde substitui o conde da Lousã) e na justiça (onde substitui o bispo do Algarve)

Em 7 de Setembro de 1827:

· Desembargador Carlos Honório de Gouveia Durão substitui o visconde de Santarém no reino e na marinha;

· Cândido José Xavier, maçon, amigo e aliado de Saldanha, substitui o conde da Ponte na guerra e nos estrangeiros;

· Desembargador José Freire de Andrade, outro maçon, na justiça

IV – BIBLIOGRAFIA

AUTORES

OBRAS

SCHLEGEL

Philosophie des Lebens

SERBATI, Rosmini

Della Naturale Costituzione della Società Civile, de 1827

V - PERSONALIDADES DO ANO

SANTARéM, 2º Visconde de (1791-1856) Manuel Francisco de Barros e Sousa de Mesquita de Macedo Leitão e Carvalhosa. Ministro do reino do governo da regência de D. Isabel Maria de 8 de Junho a 7 de Setembro de 1827 (foi substituído por Carlos Honório Gouveia Durão). Ministro dos negócios estrangeiros de D. Miguel, desde 3 de Maio de 1828. Acumula a pasta da marinha a partir de 30 de Junho de 1827. Lavradio, em 1828, considera que ele tem pouco mais de meia vara de altura, mas em 1855 já lhe chama este estimável cavalheiro, que tanto tem honrado o nosso país com as suas publicações que o tornaram notável entre os sábios da Europa.

· Memórias para a História e Theoria das Cortes Gerais que em Portugal se celebraram pelos Três Estados do Reino, Em dois tomos (1827 - 1828).

· Quadro elementar das relações políticas e diplomáticas de Portugal com as diversas potências do mundo desde o princípio da monarquia portuguesa até aos nossos dias, Paris, 1842-1854.

· Corpo Diplomático Português, Paris, 1846.

VI - LIVROS DO ANO

VII - FALECIMENTOS E NASCIMENTOS


 
© José Adelino Maltez
Todos os direitos reservados.
Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência:
Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info)
Última revisão em: 01-05-2009
© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: 01-05-2009 © José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: 01-05-2009