Respublica     Repertório Português de Ciência Política         Edição electrónica 2004

||Home

ANO:1937

 


SUMÁRIO:
Destaques Cronologia Acontecimentos Bibliografia Personalidades Livros do Ano Falecimentos e Nascimentos

I – DESTAQUES

PORTUGALMUNDO

Política

· Portugueses proibidos de alistamento no conflito espanhol (Fevereiro)

· Atentado bombista falhado contra Salazar (Julho)

· Criada a Mocidade Portuguesa Feminina (Dezembro)

· Segundo Processo de Moscovo (Janeiro)

Franco institui a Falange Espanhola (Abril)

Bombardeamento de Guernica (Abril)

Governo conservador de Chamberlain, em Inglaterra (Maio)

Purgas no Exército Vermelho (Junho)

Começa a guerra entre o Japão e a China (Julho)

Constituição do Brasil (Novembro)

Irlanda torna-se República Soberana com o nome de Eire (Dezembro)

Ideias

· Surge o filme de António Lopes Ribeiro, A Revolução de Maio

· Cerejeira promove a publicação de Lumen, revista de cultura para o clero

· Criada a Revista de Portugal dirigida por Vitorino Nemésio

· Encíclica Divini Redemptoris contra o comunismo ateu

·

 

 

 

II – CRONOLOGIA

NACIONAL

· Janeiro

29 Nota oficiosa do governo desmente suposto arrendamento de Angola à Alemanha

30 Bombas em Lisboa

· Fevereiro

20 Portugueses proibidos de alistamento em forças espanholas em conflito

· Março

11 Criação das Casas dos Pescadores pela Lei nº 1953

20 Aprovados novos programas do ensino primário

· Maio

17 Condicionamento Industrial. Lei nº 1956 sistematiza os princípios da política industrial

19 Morte de Maurício Costa, grão-mestre interino do Grande Oriente Lusitano, sucedendo-lhe Filipe Ferreira, até 12 de Junho

28 Comemorações do 28 de Maio. Desfile da MP e da LP na Avenida da Liberdade em Lisboa, substituindo a anterior parada militar

· Junho

12 Grande Oriente Lusitano Luís Gonçalves Rebordão sucede a Filipe Ferreira como Grão-Mestre interino do GOL. é auxiliado por José de Oliveira Ferreira Dinis, Ramon Novato la Feria, José da Costa Pina, Alfredo Mourão, José Roberto de Brito e José da Costa Veiga, a estrutura dirigente da Ordem durante o salazarismo. Vão manter a Liga Portuguesa dos Direitos do Homem, o Asilo de S. João e a Escola-Oficina nº 1, bem como a Associação dos Velhos Colonos, em Lourenço Marques. Mas em 1974 apenas restam quatro oficinas.

19 Inaugurado no Parque Eduardo VII, em Lisboa, a Exposição Histórica da Ocupação e o Congresso da História da Expansão Portuguesa

· Julho

4 Atentado bombista falhado contra Salazar na Avenida Barbosa du Bocage em Lisboa, organizado pelo anarco-sindicalista Emídio Santana, com o apoio da Legião Vermelha.

6 1500 oficiais vão a São Bento homenagear Salazar. Discurso deste Portugal, a Aliança Inglesa e a Guerra de Espanha

25 Inaugurado o 1º Congresso da Expansão Portuguesa no Mundo

· Agosto

22 Presos os presumíveis autores do atentado contra Salazar

- Luta dos aprendizes da fábrica de loiça de Sacavém, reprimida policialmente.

· Outubro

7 Nota oficiosa do Ministério das Finanças anuncia a abolição de todas as restrições ao comércio de divisas e à livre circulação de capitais

16 Carmona e Salazar assistem a manobras militares no Alentejo. Discurso de Salazar: teremos um Exército

22 Carta de Paiva Couceiro a Salazar: Cantam-se loas às glórias governativas e ninguém pode dizer o contrário. O Portugal legítimo do "senão, não" foi substituído por um Portugal artificial, espécie de títere, de que o Governo puxa os cordelinhos. Vela a Polícia e o lápis da censura. Incapacitados uns por esse regime de proibições, entretidos outros com a digestão que não lhes deixa atender ao que se passa, e jaz a Pátria portuguesa em estado de catalepsia colectiva. Está em perigo a integridade nacional. é isto que venho lembrar

- Greve dos salineiros de Alcochete.

· Novembro

- Vaga de prisões de comunistas.

· Dezembro

7 Salazar em Coimbra no 4º centenário da Universidade. Teotónio Pereira é nomeado agente especial do governo português junto de Franco

8 Criada a Mocidade Portuguesa Feminina, pela Obra das Mães para a Educação Nacional, por incumbência do Ministro da Educação Nacional. Maria Guardiola é nomeada comissária nacional em 1938, aparecendo as novas filiadas pela primeira vez em 28 de Maio de 1938.

13 Costa Leite é nomeado Ministro do Comércio e Indústria, substituindo Garcia Ramires. Mantém tais funções até 1940, quando passa a Ministro das Finanças.

18 Legião Portuguesa instala-se na antiga sede do Grande Oriente Lusitano

· Ainda em 1937...

- Surge a Rádio Renascença

 

 

 

INTERNACIONAL

· Janeiro

23 a 30 Segundo Processo de Moscovo; executados treze velhos bolcheviques. O segundo grande processo tem como principais acusados Yuri Piatakov, Karl Radek, Grigori Sokolnikov e Lionid Serebriakov.

· Fevereiro

9 Nacionalistas conquistam Málaga

· Março

19 Encíclica Divini Redemptoris contra o comunismo ateu

· Abril

19 Franco institui a Falange Espanhola Tradicionalista das Juntas de Ofensiva Nacional-Sindicalista, unificando os diversos movimentos integrantes dos chamados nacionalistas, base do futuro Movimento Nacional

26 Bombardeamento de Guernica

· Maio

17 Negrin substitui Caballero no governo republicano espanhol

28 Governo conservador de Chamberlain, em Inglaterra.

· Junho

3 Franquistas conquistam Bilbau. Morre o general Mola

12 Purgas no Exército Vermelho. Anunciada a execução, por alta traição do Marechal Tukhatchevski

21 Demissão de Blum, em França

· Julho

7 Começa a guerra entre o Japão e a China

26 Japão invade o norte da China

· Agosto

8 Japoneses ocupam Pequim

- Pacto de Não Agressão entre a URSS e a China

· Setembro

23 Reconciliação entre Mao e Chiang, cria frente unida contra o invasor

· Outubro

21 Nacionalistas conquistam Gijon

· Novembro

6 Itália adere ao pacto Anti-Komintern

10 Constituição do Brasil; Estado corporativo e plebiscitário de Getúlio Vargas

- Chiang transfere o governo para Xung-King

· Dezembro

13 Japoneses ocupam Nanquim

29 Irlanda torna-se República Soberana com o nome de Eire

· Ainda em 1937...

 

 

 

III - ACONTECIMENTOS DO ANO

Purgas no Exército Vermelho. O próprio Exército Vermelho não escapou à purga. Com efeito, a 12 de Junho de 1937 anunciava-se a descoberta de uma conspiração militar e que os seus autores tinham sido executados. Foi então executado o marechal Mikhail Tukhatchevski, comissário-adjunto da defesa, o general Iona Yakir, comandante militar de Kiev, e o general I.P. Uborevitch, comandante militar da Bielo-Rússia, a que se seguiram milhares de outros oficiais. No total: 3 marechais em 5, 13 comandantes do exército em 15, 57 comandantes de corpos de exército em 85, 110 generais de divisão em 195. Entre os militares presos, conta-se Tupolev e Rokossovski, depois reabilitados.O facto foi então denunciado por Feodor Raskolnikov (1892-1939), um velho bolchevique que exercia as funções de embaixador na Bulgária, em carta aberta de 22 de Julho de 1939, Como fui declarado Inimigo do Povo, emitida de Nice, para onde se exilara.

 

Irlanda Soberana. Em 29 de Dezembro de 1937 surge uma nova Constituição que transforma a Irlanda num Estado Soberano e Independente, o Irish Free State, que passou a adoptar o antigo nome de Eire, abolindo o estatuto de domínio; em 25 de Abril de 1938 chegava-se a um acordo com Londres. Em Fevereiro de 1948, De Valera perdeu as eleições, sendo substittuído por Costello, do Fianna Gael, com o apoio dos trabalhistas; nesta sequência em 18 de Abril de 1948 era proclamada a República do Eire

IV – BIBLIOGRAFIA

AUTORES

OBRAS

BOUGLé, Célestin

Humanisme, Sociologie, Philosophie, 1937

EVOLA, Giulio Cesare Andrea

Mito del Sangue, 1937

FERNANDES, Castro

O Corporativismo Fascista, 1937

GURVITCH, Georges

Morale Théorique et Science des Moeurs, 1937

LECLERCQ, Jacques

Leçons de Droit Naturel (Les Droits et Devoirs Individuels), III e IV vols.

LEFEBVRE, Henri

Le Nationalisme contre les Nations, Paris, 1937

LIPPMANN, Walter

An Inquiry into the Principles of a Good Society, Boston, 1937; (trad. port. La Cité Libre, Paris, éditions Médicis, 1938).

MACIVER,

Society, 1937

MAURRAS, Charles

Mes Idées Politiques, 1937

MONCADA, Luís Cabral

«Subsídios para a História da Filosofia do Direito em Portugal. 1772-1911», in Revista da Universidade de Coimbra, vol. XIII, Coimbra, Imprensa Académica, 1937.

MOREIRA, José Carlos

Lições de Direito Constitucional, 1ª ed., 1937; (reed. Coimbra, 1959).

MOUNIER, Emmanuel

Anarchie et Personnalisme, 1937

PANUNZIO, Sergio

Teoria Generale dello Stato Fascista, Milão, CEDAM, 1937

PARSONS, Talcott

The Structure of Social Action, Nova York, MacGraw, 1937; (reed., Glencoe, The Free Press of Glencoe, 1961).

PASCOAIS, Teixeira de

O Homem Universal, 1937

PEREIRA, Pedro Teotónio

A Batalha do Futuro. Organização Corporativa

PERROUX, François

Capitalime et Communauté de Travail, 1937

PIROU, Gaétan

Neo-Liberalisme, Neo-Corporativisme, Neo-Socialisme, Paris, éditions Gallimard, 1937.

SABINE, George E.

A History of Political Theory,1ª ed., 1937; (reed. Hinsdale, Dryden Press, 1981; [trad. cast. Historia de la Teoria Politica, México, Fondo de Cultura Economica, 1965; trad. port. História das Teorias Políticas, São Paulo, Editora Fundo de Cultura, 1964]).

SéRGIO, António

Introdução Actual ao Programa Cooperativista, Lisboa, Seara Nova, 1937

SOROKIN

Social and Cultural Dynamics, 1937-1941

STURZO, Luigi

L’église et L’état, Paris, 1937

VITAL, Fezas

Lições de Direito Constitucional, 1937

ZEDONG, Mao

Da Contradição e Da Prática, 1937

 

 

V - PERSONALIDADES DO ANO

Oliveira, Artur águedo de (1894-1978) Figura grada do Estado Novo. Formado em Direito por Coimbra (1917) e doutorado em 1923, com uma dissertação sobre O Imposto de Rendimento na Teoria e na Prática. Deputado de 1935 a 1968. Da Junta Central da Legião Portuguesa e da Comissão Executiva da União Nacional. Juiz do Tribunal de Contas, depois de ter sido subsecretário de Estado das finanças de 9 de Fevereiro de 1931 a 23 de Outubro de 1934 e ministro da mesma pasta de 2 de Agosto de 1950 a 7 de Julho de 1955.

· Filosofia Moral e Política do Estado Novo

· A Nova Constitucionalidade, Lisboa, União Nacional, 1937

· A União Nacional como Direcção Política única, 1937

· Portugal Perante as Tendências da Economia Mundial, 1947.

 

 

Parsons, Talcott (1902-1979) Sociólogo norte-americano, adepto de uma teoria neo-evolucionista. Estuda no Amherst College, na London School of Economics, onde contacta com Malinowski e R. H. Tawney, e em Heidelberg, onde se doutora em 1927. Aí contacta em 1925-1926 com o salão mantido por Marianne Weber, viúva de Max Weber, dele recebendo a marca dos tipos-ideais. Vai para Harvard, onde, depois de ser assistente de economia, começa a ensinar sociologia a partir de 1931, mas só atingindo o cume da carreira de professor em 1944. Dois anos depois é director do novo departamento de relações sociais da mesma universidade, funções que mantem até 1956. Aí é professor  até 1973.

Um dos principais sustentadores do modelo do welfare state, através de uma espécie de versão sociológica do keynesianismo. Com a sua sociologia da acção não aceita a oposição entre a estática das regras e das causas, apontando para o dinamismo das noções de conflito e de equilíbrio.

Introduz na sociologia americana as ideias de Alfred Marshall, Vilfredo Pareto, émile Durkheim, e, sobretudo, Max Weber, elaborando uma teoria sistemática da acção social, marcada por certo individualismo metodológico herdado de Weber. Defende uma structural-functional analysis of that system.
· 1928,"Capitalism" in Recent German Litterature. Sombart and Weber, Tese de doutoramento publicada no Journal of Political Economy, 1928-1929.

· 1937, The Structure of Social Action, Nova York, MacGraw, 1937;( reed., Glencoe, The Free Press of Glencoe, 1961). A obra fundamental. Como salienta Vamireh Chacon, é a partir desta obra que Parsons passa a vida a fazer exegese de si mesmo.

· 1947, Max Weber. The Theory of Social and Economic Organisation, 1947.

· 1949, Essays in Sociological Theory. Pure and Applied, 1949.

· 1951, The Social System,Glencoe, The Free Press of Glencoe, 1951.

· 1956, Economy and Society, Londres, Routledge & Kegan Paul, 1956. Com Neil J. Smelser.

· 1960, Structure and Process in Modern Societies, Glencoe, The Free Press of Glencoe, 1960; (Ver trad. port. de Dante Moreira Leite, Sociedades. Persectivas Evolutivas e Comparativas, São Paulo, Pioneira, 1969).

· 1962, Towards a General Theory of Action, Cambridge, Massachussetts, Harvard University Press, 1962. Com Edward Shils.

· 1964, Social Structure and Personality,Glencoe, The Free Press of Glencoe, 1964.

· 1966, Societies. Evolutionary and Comparative Perspectives, Englewood Clifs, NJ, Prentice-Hall, 1966.

· 1969, «On the Concept of Political Power», in Sociological Theory and Modern Society, Glencoe, The Free Press of Glencoe, 1969; (Ver a trad. port. de Maria Stella de Amorim, Sociologia Política, Rio de Janeiro, Zahar, 1970, 2 vols).

· 1969, Politics and Social Structure, Glencoe, The Free Press of Glencoe, 1969.

· 1971, The System of Modern Societies,Englewood Clifs, NJ, Prentice-Hall, 1971. Ver trad. port. de Dante Moreira Leite, Sistema das Sociedades Modernas, São Paulo, Pioneira, 1974. Nesta obra ainda diz que o presente livro foi escrito no espírito da obra de Weber.

 

VI - LIVROS DO ANO

 

 

VII - FALECIMENTOS E NASCIMENTOS

FALECIMENTOS

NASCIMENTOS

ADLER, Alfred (1870-1937)

COSTA, Afonso Augusto da (1871-1937)

COSTA, Jorge Couceiro da (1858-1937)

FONSECA , António Joaquim Ferreira da (1887-1937).

GRAMSCI, Antonio (1891-1937)

HALéVY, élie (1870-1937)

KELLOG, Frank Billings (1856-1937)

KUN, Bela (1886-1937)

LUDENDORFF, Erich von (1865-1937)

POLLOCK, Sir Frederick (1845-1937)

SCHILLER, Ferdinand Canning Scott (1864-1937)

BALSEMãO, Francisco José Pereira Pinto (n. 1937)

GLUCKSMANN, André (n.1937)

MACEDO, Ubiratan Borges (n. 1937)

NAGEL, Thomas (n. 1937)

PAIM, António (n. 1937)

 


Image
© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: 28-04-2009 © José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: 28-04-2009