Respublica Repertório Português de Ciência Política Edição electrónica 2004 |
Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Ag. Set. Out. Nov. Dez.
Roosevelt e Churchill encontram se em Casablanca (17)
Emitido manifesto do PCP a favor dos Aliados, propondo a criação de um governo democrático de unidade nacional
Anunciada a rendição de Von Paulus (1) Institui-se em França o serviço de trabalho obrigatório Resistência Francesa é unificada (27) Através da Emissora Nacional, discurso de Salazar, no 15º aniversário da sua tomada de posse como Ministro das Finanças: Os princípios e a obra da Revolução no momento interno e no momento internacional (27) Mocidade Portuguesa organiza em castelos e noutros monumentos uma chamada velada de armas na noite de 29 para 30 de Maio
Oficiais saúdam Salazar no 7º aniversário do exercício do cargo de Ministro da Guerra (11) Termina a resistência nazi no Norte de África (12)
Desembarque aliado na Sicília (9) Destituição e prisão de Mussolini, substituído por Badoglio (24) Movimento grevista na região de Lisboa, promovido pelo PCP (27).
Greves em S. João da Madeira (sapatos e Oliva) e dos gráficos de Lisboa
Criada a Intendência Geral dos Abastecimentos (2) Proibido o fabrico e venda de doçaria fina. Fixado o número de refeições em hotéis e estabelecimentos similares (17) Assinado um Acordo de concessão da Base dos Açores aos britânicos, em 17 de Agosto. As negociações foram iniciadas em 1941 e o mesmo apenas será tornado público no dia 8 de Outubro Sistematizada a legislação dispersa sobre o regime da censura prévia, pelo Decreto-lei nº 33 015, de 30 de Agosto
Libertação de Mussolini pelos nazis e início da República Social Italiana de Saló (12)
Salazar anuncia a concessão de facilidades militares aos aliados nos Açores (8)
O jornal clandestino do PCP, o Avante, teme que os Aliados não comunistas venham a apoiar o regime salazarista depois da Guerra.
III Congresso do PCP, com intervenções de José Gregório, Álvaro Cunhal e Manuel Guedes. Realiza-se no Monte Estoril e termina em 29 de Novembro. É o primeiro congresso que se realiza sob o Estado Novo e em ilegalidade. Morte de Duarte Pacheco em acidente de viação na estrada de Vendas Novas (15) Governo norte-americano solicita concessão de facilidades militares nos Açores, em 23 de Novembro. Salazar discursa sobre Timor e os Açores na Assembleia Nacional. No dia anterior havia feito o elogio fúnebre de Duarte Pacheco (26)
Criado o MUNAF (Movimento de Unidade Nacional Anti-Fascista), uma estrutura semilegal coordenadora das actividades da oposição e adepta das teses da frente popular.
Governo institui em Lisboa a Casa dos Estudantes do Império
© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: