Respublica     Repertório Português de Ciência Política         Edição electrónica 2004


1971

JANEIRO DE 1971

23 de Janeiro. Sá Carneiro faz requerimento na Assembleia Nacional sobre presos políticos. .

FEVEREIRO DE 1971

15 de Fevereiro. Conversa em família de Marcello Caetano sobre as reformas que está empreender: reforma administrativa, do ensino e constitucional. .

23 de Fevereiro. Caetano inicia visita a Cabo Verde. .

MARÇO DE 1971

5 de Março. Nota oficiosa do Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre onze técnicos agrícolas raptados em Moçambique pela COREMO e levados para a Zâmbia. .

7 de Março. Bomba em Tancos. .

ABRIL DE 1971

6 de Abril. Entrevista de Marcello Caetano a L'Aurore. . 16 de Abril. Entrevista de Francisco Sá Carneiro a Jaime Gama, jornalista de República: se amanhã me pudesse enquadrar em qualquer partido, estou convencido que dentro dos quadros da Europa Ocidental comummente aceites, iria para um partido d social-democrata . .

26 de Abril. Navio Angoche encontrado à deriva em Moçambique. .

MAIO DE 1971

13 de Maio. Anunciada a nomeação de D. António Ribeiro como Cardeal de Lisboa, sucedendo a Cerejeira. .

28 de Maio. Jantar dos ultras no Pavilhão dos Desportos do Porto com discursos contra Marcello Caetano. Manifestação contra o Bispo do Porto. Detidos vários elementos. .

30 de Maio. Marcello Caetano, que depois do 28 de Maio chegara a ponderar a extinção da Legião Portuguesa, decide assistir a concentração realizada em Braga, apresentando mensagem . .

JUNHO DE 1971

1 de Junho. Douglas Home visita Lisboa. .

3 de Junho. Reunião do Conselho da Nato em Lisboa. ARA sabota o sistema de comunicações de Lisboa com o estrangeiro. .

9 de Junho. Conselho de Ministros anuncia a criação do Gabinete de Sines. .

15 de Junho. Conversa em família de Caetano sobre a comemoração do IV centenários d'Os Lusíadas. .

23 de Junho. Marcello Caetano convida Américo Tomás para ser reeleito Presidente da República. .

JULHO DE 1971

17 de Julho. Explosão no paiol da Escola Prática de Cavalaria em Santarém. .

23 de Julho. Conversa em família de Caetano sobre os debates em curso na Assembleia Nacional quanto à revisão constitucional. .

24 de Julho. Morte de Augusto de Castro, director do Diário de Notícias. 

26 de Julho. Spiro Agnew  Vice Presidente norte americano visita Lisboa. .

AGOSTO DE 1971

6 de Agosto. Lei nº 3/71 revê a Constituição de 1933. .

9 de Agosto. Início do terceiro mandato de Américo Tomás como Presidente da República. .

11 de Agosto. Remodelação ministerial. Cotta Dias sucede a Dias Rosas. Mendes Ferrão o novo S. E. da Agricultura. .

SETEMBRO DE 1971

24 de Setembro. Presidente Banda do Malawi visita Moçambique. .

27 de Setembro. ANP homenageia Caetano, com discurso de Cotta Dias. 

OUTUBRO DE 1971

12 de Outubro. Pimentel dos Santos nomeado Governador geral de Moçambique. Criado o Secretariado para a Juventude. .

21 de Outubro. Conversa em família de Caetano sobre o custo de vida. .

30 de Outubro. Mota Campos toma posse como Ministro de Estado. .

NOVEMBRO DE 1971

9 de Novembro. Assinado novo acordo sobre a Base das Lajes. .

15 de Novembro. Início da 3ª sessão da XI legislatura. .

16 de Novembro. Nova conversa em família de Caetano. .

21 de Novembro. D. António Ribeiro entra na Sé patriarcal de Lisboa. .

DEZEMBRO DE 1971

12 a 14 de Dezembro. Cimeira dos Açores entre Nixon e Pompidou. .

16 de  Dezembro. Conversa em família de Caetano. Aborda a questão do Acordo das Lajes. .. .

 


© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: