Respublica     Repertório Português de Ciência Política         Edição electrónica 2004


1970

Aprovado o Plano Barre, acordo entre os Seis sobre a criação de um mecanismo de apoio monetário a curto prazo (26 de Janeiro)

Adoptada a proposta de o regulamento definitivo sobre o financiamento da PAC (7 de Fevereiro)

Conselho europeu atribui a Pierre Werner, chefe do governo e ministro das finaças do Luxembro, a tarefa de coordenar a elaboração de um relatório  sobre a união monetária (6 de Março)

Conversações entre Brandt e Stoph em Erfurt, na RDA (19 de Março)

Conselho Europeu decide a criação de recursos próprios da CEE, a substituição das contribuições financeiras dos Estados membros por recursos próprios das Comunidades; atribuição ao Parlamento Europeu de poderes orçamentais (21-22 de Abril)

Tratado do Luxemburgo, aumenta os opoderes orçamentais da Assembleia parlamentar; entrará em vigor em 1 de Janeiro de 1971 (22 de Abril)

Encontro entre Brandt e Stoph em Kassel, na RFA (21 de Maio)

França retoma o seu lugar no Conselho da UEO, que havia abandonado em Fevereiro de 1969 (5 de Junho)

Conservadores vencem as eleições sob a liderança de Edward Heath (18 de Junho)

Assembleia Nacional frances ratifica o Tratado do Luxemburgo (23 de Junho)

Abertura das negociações com vista ao alargamento com a Noruega, a Dinamarca, a Irlanda e o Reino Unido (30 de Junho)

Submetido aos ministros dos estrangeiros o Plano Davignon (20 de Julho)

Tratado de Moscovo entre RFA/URSS; reconhecida a linha Oder/Neiss; assim, a Polónia fica com os anteriores territórios alemães da Silésia, Pomerânia e Prússia Oriental; seguem-se idênticos tratados com a Polónia e com a Checoslováquia- Dezembro de 1973-, bem como o Acordo dos Quatro sobre Berlim - 1971 - e o Tratado entre a RDA e a RFA, de 1972 (12 Setembro)

Apresentado o Plano Werner sobre a União Económica e Monetária; fixado para 1980 o termo da realização da união económica e monetária (8 de Outubro).

Adoptado o Plano Davignon sobre a unificação política, instituindo um processo de cooperação política entre os países comunitários fora do quadro institucional comunitário (27 de Outubro).

Morte de Charles De Gaulle (9 de Novembro)

Primeira reunião dos ministros dos negócios estrangeiros da CEE em Munique, de acordo com o Plano Davignon, no quadro da cooperação política europeia (19 de Novembro).

Abertura de conversações a nível ministerial entre Portugal e a CEE (24 de Novembro)

Processo de Burgos em Espanha contra 16 bascos. Denúncias de tortura. Seis condenados à morte, depois indultados (3-28 de Dezembro).

Tratado de Varsóvia entre Polónia/RFA normalizando relações e reconhecendo a linha Oder Neiss (7 de Dezembro)

 


© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: