Respublica     Repertório Português de Ciência Política         Edição electrónica 2004



1973

Entra em vigor o tratado de adesão da Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; aplicação de uma política comum da CEE com o Leste, no âmbito da competência exclusiva da Comunidade em matéria de política comercial comum (1 de Janeiro)

Novo governo de coligação na Bélgica, presidido por Edmond Leburton (Janeiro)

Referendo  no Ulster rejeita a reunião com o Eire (8 de Março)

Eleições legislativas em França; apesar do crescimento da esquerda, a direita consegue vencer; UDR, 181 lugares; Republicanos Independentes, 54; PS, 89 (4-11 de Março)

Decisão relativa à criação de um bloco monetário uniforme, a serpente europeia, incluindo a RFA, a França, os três do Benelux e a Dinamarca, com taxas de câmbio em flutuação comum (19 de Março)

Criação no Luxemburgo do Fundo Monetário Europeu (1 de Abril)

Governo holandês dirigido por Joop Den Uyl do PVDA, o partido do trabalho (Maio)

Segundo governo de Messmer; Peyrefitte na reforma administrativa e Jobert nos estrangeiros (6 de Abril)

Proclamação da República na Grécia (1 de Junho)

Relatório do Parlamento Europeu sobre eleição directa (4 de Junho)

Adopção de uma política comum sobre o ambiente (19 de Julho)

Jean Monnet sugere que as cimeiras europeias se transformem num governo provisório europeu e que seja eleita uma assembleia europeia por sufrágio universal e directo (Agosto)

Começa o Tokyo Round , a negociação multilateral no seio do GATT, iniciada em Tóquio e que começou por chamar-se Nixon Round (12 Setembro)

Reunião entre Monnet e Heath (16 de Setembro)

Admissão da RFA e RDA na ONU (18 de Setembro)

Reunião entre Monnet e Brandt (19 de Setembro)

Pompidou propõe o reforço das cimeiras europeias, no quadro da cooperação política; apoio da RFA, mas reticências da Comissão e dos pequenos Estados que temem a hipótese de instauração do Plano Fouchet  (31 de Outubro)

Declaração comum dos Estados Membros da CEE sobre a situação no Médio Oriente (Novembro)

Novo golpe militar na Grécia; General Gizikis substitui os coronéis (25 de Novembro)

Tratdo entre a RFA e a Checoslováquia (11 de Dezembro)

Sexta Cimeira Europeia de Copenhaga; adoptada uma Carta sobre identidade europeia; em plena crise energética, as decisões constituiram um fracasso, não tendo sido possível pôr em prática a decisão sobre a criação de um fundo de desenvolvimento regional (14 de Dezembro)

Atentado em Espanha mata Almirante Carrero Blanco (20 de Dezembro)

Publicação no Ocidente do Arquipélago de Gulag de A. Soljenitsine

 


© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: