Associação Nacional de Armas
National Rifle Association (1871)

Representa o lobby do armamento no processo de decisão política e legislativa.

Fundada por dois militares de carreira, William C. Church e George Wingate, veteranos da Guerra da Secessão, a NRA constitui-se para, segundo os seus progenitores, "promover e encorajar o tiro com armas de fogo, numa base científica".
Depois do reconhecimento oficial pelo Estado de Nova York, assume a presidência o General Ambrose Burnside, antigo governador de Rhode Island e emérito senador.

Recorrendo a finaciamento estadual, empenha-se na organização de eventos lúdicos, com fuzis, em carreiras de tiro, onde também desenvolve acções de treino e competição desportiva.

Em 1892, Nova York, que até aqui acolhera a NRA, decide proibir as suas actividades. Algum tempo mais tarde, esta entidade encontra guarida um pouco mais a norte, em New Jersey.

A consolidação do pacifismo militante, nas décadas de 60 e 70, ameaça diminuir substancialmente o papel da NRA. Em 1975, estando iminente a alteração da Segunda Emenda, cria uma nova estrutura de pressão, o Institute for Lesgislative Action, com vista à defesa intransigente da liberdade de porte e uso individual de armas.

A partir de 1990 passa a dispor de um fundo permanente, orçado em vários milhões de dólares, que aplica na instrução dos atiradores e, com uma proporção muito maior sobre o total das verbas, na protecção dos interesses económicos da grande indústria arsenalista junto do Poder Político,, designadamente da Lockheed Martin.

As suas posições sobre os actos tresloucados de violência, alguns deles perpetrados por adolescentes que, devido à brandura normativa, podem facilmente aceder a armas de fogo, têm sido criticadas com severidade, conquanto assentam numa lógica absurda. No rescaldo do terrível massacre, ocorrido a 20 de Abril de 1999 em Littleton (Colorado), o comunicado da NRA evidencia um cinismo demencial arrepiante, quando tenta imputar a carnificina à escassez de armas e não ao seu excesso. Se as vitimas e os segurnças do estabelecimento de ensino estivessem armados, poderiam ter abatido os assassinos, alegam.

Conta cerca de 3 milhões de associados. É presidida pelo actor Charlton Heston (reeleito em 2001).


© Nuno Zimas. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: 21-12-2003