![]() | |
![]() | Partido Comunista dos Estados Unidos Communist Party USA (1919) |
![]() |
A repressão das autoridades federais iniciou-se acto contínuo, dirigida pelo Procurador Mitchell Palmer, que, no entanto, não surtiram o efeito desejado, porquanto continuou o CP-USA a operar na clandestinidade.
O advento da Grande Depressão, com o seu cortejo de nefandas purulências sociais (entre as quias avultava o desemprego), permitiu a recuperação numérica e operacional dos comunistas, então em luta contra as corporate unions pela chefia do movimento laboral. Chegou a controlar o CIO (Confederação dos Metalúrgicos).
Ainda nos anos 30 organizou as lendárias Abraham Lincoln Brigades, destinadas a auxiliar a empresa anti-fascista dos Republicanos na Guerra Civil de Espanha (1936-39). Durante as décadas seguintes assistiu-se a uma perseguição anticomunista de contornos histéricos. Não apenas os militantes do CP-USA, mas muitos activistas dissidentes da doutrina oficial foram acossados ao abrigo do Smith Act por "conspirarem e advogarem o derrube do governo federal".Em 1953, acusados de espionagem a favor da URSS, Ethel e Julius Rosenberg, dirigentes do Partido Comunista seriam electrocutados na penitenciária de Sing Sing (Estado de Nova York).
O percurso histórico do CP-USA é indissociável da figura de Gus Hall (1910-2000), imigrante finalandês de segunda geração, durante longos anos (desde 1958) secretário-geral e ideólogo do partido. Nas presidenciais de 1976 conseguiu quase 60.000 votos, o resultado mais expressivo alguma vez obtido pelo CP-USA.
© Nuno Zimas. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: 21-12-2003