![]() | |
![]() | Partido Comunista da Grã-Bretanha Communist Party of Britain (1920) |
![]() |
Na sequência da campanha de solidariedade com o jovem poder soviético, à época sob o cerco das principais potências imperialistas, diversas forças progressistas britânicas reunem-se em convenção, a 31 de Julho e 1 de Agosto, para analisar as possibilidades de se agruparem sob uma mesma bandeira. É assim que representantes do British Socialist Party, do Communist Unity Group of the Socialist Labour Party e da South Wales Socialist Society acordam a fundação do Communist Party of Britain, que se filia, acto contínuo, na III Internacional.
Nas legislativas de 1924 o Labour angaria o número de votos suficiente para governar em minoria. A ala direita deste partido receia então a crescente influência exercida pelos comunistas infiltrados no aparelho. Os tories encetam uma massiva campanha de difamação contra o excutivo do trabalhista Ramsay McDonald, acusado de manter ligações de afinidade com a União Soviética. O ocaso desta experiência pioneira de governação à esquerda é inevitável. Dá-se logo início a um aceso debate para averiguar as razões de tão efémero mandato. Com opinião dominante entre as hostes mais permeáveis à radicalização do discurso, o CPGB consegue instilar a necessidade de implementar uma verdadeira socialist policy quando o Labour retornar à esfera do Poder.
Para suster o ascendente dos comunistas nas fileiras do LP, a direcção decide uma vez mais, em Outubro de 1925, rejeitar a adesão oficial do Partido Comunista, sonegando ainda a hipótese de os comunistas militarem no partido a título individual ou de os delegados sindicais afectos ao CPGB assumirem posições em nome dos trabalhistas.
A partir de 1935, inspirado pelas rsoluções emanadas do VII Congresso da Internacional Comunista, enceta uma luta vigorosa contra
o flagelo fascista que assolava a Europa.
Prepara e envia para Espanha um batalhão de voluntários
que irão combater ao lado das forças republicanas.
No plano interno, empenham-se, por vezes de modo violento, em sabotar as actividades
da British Fascist Union.
Alinha, a partir de 1957, com o revisionismo oficial saído das teses aprovadas no XX Congresso do PCUS(b), suavizando o projecto de reorganização social imaginado 6 anos antes.
Esta via liquidacionista conduz o Partido a lenta agonia e definhamento ao longo das décadas seguintes.Só em 1989 os elementos mais inconformistas reunem apoios suficientes para operar uma cisão e refundar ideologicamente o CPGB, sob a designação de Communist Party of Britain
Harry Pollitt, líder carismático, foi o secretário-geral que mais se notabilizou, sobretudo na fase mais conturbada (anos 30 e 40).