Falange Espanhola das Juntas de Ofensiva Nacional-Sindicalista
Falange Española de las Juntas de Ofensiva Nacionalsindicalista (1976)

Associação política que se diz continuadora da sua predecessora, fundada em 1934 sob a directa inspiração de Primo de Rivera, seu primeiro Jefe Nacional, Onésimo Redondo, um dos mais lídimos doutrinadores, e Ramiro Ledesma.
Nos estatutos, sublinha a pertença de todos os espanhóis, não apenas a uma nação, mas, em registo quase melodramático, ao superior desiderato comum, a Hispânia, que deve transcender as especifidades regionais, dirimir os separatismos e anular a luta de classes. Mais que um país, Espanha é Destino inadiável, compromisso solene e permanente entre todos os patriotas. Propõe-se, em suma, restituir ao povo espanhol o sentido profundo de uma unidade histórica, cultural e étnica indelével.
Na esteira do sindicalismo corporativo clássico, afirma pugnar pela justiça social, aqui entendida numa perspectiva de colaboração fecunda entre Trabalho e Capital, a bem da estabilidade económica e progresso material nacionais.
Visceralmente anticomunista, opõe-se a quiasquer excessos reivindicativos das classes laboriosas, embora também não consinta as perversões inequalitárias e concentracionistas demo-liberais.


© José Adelino Maltez. Todos os direitos reservados. Cópias autorizadas, desde que indicada a proveniência: Página profissional de José Adelino Maltez ( http://maltez.info). Última revisão em: