|| Governos|| Grupos|| Eleições|| Regimes|| Anuário|| Classe Política

  Anuário de 1989

1989

Cavaquismo: entre o preconceito da ordem e a personalização do poder

Da queda do muro ao fim da guerra fria

Do Solidariedade às Revoluções de Veludo

Tradição e Revolução, vol. II

Cosmopolis

 

 

 

Do IRS aos telemóveis. Entra em vigor a reforma fiscal que cria o IRS e o IRC (1 de Janeiro). Começam a funcionar os telemóveis em Lisboa e no Porto (5 de Janeiro). Atribuídos alvarás sobre as rádios locais (6 de Março). Governo aprova projecto de concurso para dois canais de televisão privada. Criada a Alta Autoridade para a Comunicação Social (15 de Dezembro). E tudo vai acontecendo quando o situacionismo insiste em balbuciar mecanicamente o balofo discurso da modernização, invocando constantemente o mito de 1992, a meta europeia de construção do mercado único.

 

Desastres e fenómenos. Acidente aéreo na ilha de Santa Maria nos Açores. 145 mortos (8 de Fevereiro). Desastre ecológico no rio Mondego, por descargas tóxicas (13 de Fevereiro). Vaga de frio em Portugal. Cai neve na serra do Algarve (3 de Abril). Queda de avião na Jamba, onde viajam João Soares, Nogueira de Brito e Rui Gomes da Silva (27 de Setembro).

 

Escândalos. Depois do PCP apresentar um pedido de inquérito parlamentar à compra de um apartamento no edifício das Amoreiras, por parte do ministro das finanças Miguel Cadilhe, a Assembleia da República não o aprova (2 de Março). Partido Socialista pede a abertura de um inquérito parlamentar à ministra da saúde, Leonor Belezaö (21 de Março). Costa Freire demite-se de Secretário de Estado da Administração da Saúde (22 de Março)

 

Glórias e memórias. Portugal campeão mundial de juniores de futebol, em Riade (3 de Março). Anunciada a beatificação dos pastorinhos de Fátima (13 de Maio). Mário Soares visita Bissau, onde presta homenagem aos mortos da guerra colonial (21 de Novembro).

 

Confusões e turbulências. Congresso do PS; eleição de Jorge Sampaio (15 de Janeiro). Libertação de Otelo (17 de Maio). Confrontos em Barqueiros, na chamada guerra do caulino (26 de Junho). Grande incêndio, que dura três dias, devasta a serra da Arrábida (10 de Julho) Maré negra assola a costa alentejana (24 de Julho). Assassinado militante do PSR por skinheads (28 de Outubro).

 

Polícias contra polícias. Manifestação sindical da polícia no Terreiro do Paço. Polícia contra Polícia, ou o episódio dos secos e dos molhados, quando as forças da ordem se envolvem em autêntica desordem sem poderem invocar nem o tradicional aqui d'el rei nem o republicano ó da Guarda (21 de Abril). O Primeiro-Ministro logo declara que o sindicalismo policial está a ser instrumentalizado por forças extremistas, incluindo comunistas e alguns socialistas. Mas quando as instituições públicas caem na armadilha do anedótico é a própria confiança dos cidadãos nas suas instituições que fica seriamente abalada.

Segunda revisão constitucional, permitindo, nomeadamente, a total privatização do sector estadual da economia, uma das chamadas conquistas revolucionárias, resultantes do processo de nacionalizações do 11 de Março de 1975. Corporiza-se na Lei Constitucional nº 1/89, de 8 de Julho, sendo precedida por um Acordo entre o PSD e o PS celebrado em 14 de Outubro de 1988 com o objectivo de criar melhores condições para enfrentar os desafios da plena integração de Portugal nas Comunidades Europeias

Eleições europeias em Portugal: PSD, 32,7%; PS, 28,5%; CDU, 14,4%; CDS, 14,1% (15 de Junho).

Nas nossas primeiras eleições gerais exclusivamente europeias, o homem comum vê-se manipulado por uma clara massificação e não tem possibilidade de discutir os reais problemas de inserção de Portugal na construção da Europa, face ao abuso do propagandismo ridículo. Todos os partidos em confronto apresentam uma espécie de modelo pronto-a-vestir em regime de saldos que, depois de votado, não dá direito a reclamações. Com efeito, a adesão às Comunidades Europeias continua, nesse ambiente, uma espécie de facto consumado pelos novos ventos de uma história que tanto nos é servida à maneira do paraíso terrestre da árvore das patacas, como pelo inferno dantesco da nossa dependência, mas sempre como algo que nos é estranho.

 

Eleições autárquicas. Destaca-se a vitória de Jorge Sampaio em Lisboa, à frente de uma coligação do PS com o PCP. O PS é o partido que obtém o maior número de presidências de câmaras (17 de Dezembro).