Jardim, Alberto João (n. 1943)


Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Director do Jornal da Madeira (1973), com o qual ainda colabora na qualidade de polemista. Presidente do Governo Regional da Madeira desde Março de 1978 é sucessivamente reeleito com claras maiorias absolutas. Célebre pela sua postura de sindicalista dos interesses regionais da Madeira, exacerbando demagogicamente a autonomia, para, depois, votar e mandar votar contra a regionalização do continente.  Na sua biografia oficial, salienta a circunstância de ser professor convidado da Universidade Independente.

Tradição e Revolução, vol. II

1978

●Jardim presidente do Governo Regional Alberto João Jardim passa a presidir ao Governo Regional da Madeira (31 de Março).

●Jardim contra o Exército e o CR Polémicas declarações de Alberto João Jardim, num comício na Madeira: Portugal não tem Exército, tem homens com medo... as forças armadas efeminaram-se e não têm a coragem para reconhecer que os homens que estão no Conselho da Revolução não foram eleitos (22 de Julho).

2003

Alberto João Jardim, em discurso, ataca Durão Barroso e avisa a oposição de que a lei eleitoral regional não será revista se não vingar a sua proposta de revisão constitucional. Jaime Ramos, secretário-geral do PSD na região, refere-se à Madeira como a “nossa pátria” e exige a sua “libertação”  e “autonomia total” (27 de Julho).

Biografia oficial do governo regional:

Alberto João Cardoso Gonçalves Jardim, Presidente do Governo Regional da Madeira, nasceu no Funchal em 1943.

É licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo sido professor nos ensinos técnico e secundário. É Professor Convidado da Universidade Independente de Lisboa.

Foi director do Centro de Formação Profissional da Madeira, assim ingressando na Função Pública a cujos Quadros pertence, depois de concluído o estágio de advocacia.

Como jornalista profissional, foi Director do diário "Jornal da Madeira". Também foi ou é colaborador de vários meios de comunicação social nacionais, regionais e de países de emigração portuguesa.

Foi dirigente cooperativo e nessa qualidade administrador de empresas, pertence aos corpos gerentes de várias instituições de solidariedade social, sendo ainda presidente da direcção da Fundação Social Democrata da Madeira, embora sem funções executivas.

Cumpriu o Serviço Militar como Oficial de Acção Psicológica, no Estado-Maior do Exército, em Lisboa, e no Quartel-General da Madeira.

Co-fundador na Madeira do Partido Social Democrata, vem presidindo às suas Comissões Políticas Regionais, integrou as respectivas Comissões Políticas Nacionais, incluso como Vice-Presidente de uma, sendo actualmente vogal por inerência, tendo sido presidente da Mesa do Congresso Nacional do referido Partido. É Presidente Honorário da Juventude Social Democrata da Madeira.

É Vice-Presidente do Partido Popular Europeu.

Vem sendo sucessivamente eleito Deputado à Assembleia da República e à Assembleia Legislativa da Madeira, onde esteve um ano e meio como líder da sua bancada, mas desde então optou sempre pelo cargo de Presidente do Governo Regional, que exerce desde Março de 1978. Nesta qualidade, é membro do Conselho de Estado, do Conselho Superior de Defesa Nacional e do Conselho Superior de Segurança Interna, da República Portuguesa.

É membro do Comité das Regiões da União Europeia, do qual foi já Vice-Presidente (2000 e 2001), tendo representado Portugal no Conselho Consultivo da Política Regional e Local da Comunidade Europeia, que antecedeu aquele. Desde 1978 membro do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, onde preside à delegação portuguesa.

Foi o presidente da Conferências das Regiões Periféricas da União Europeia,entre 1978 e 1996, da qual é agora Presidente Honorário.

É membro-fundador da Assembleia das Regiões da Europa, a cujo "bureau" já pertenceu.

É doutorado «honoris causa» em Ciências Políticas pela Universidade de S. Cirilio (Itália).

Obras publicadas: "Tribuna Livre" (3 vols.), "Pela Autonomia e o Desenvolvimento Integral" (2 vols.), "A Experiência da Autonomia Regional da Madeira", "Regionalização, Europa,Estado e Poder Local".

Repete a biografia oficial

                   

Projecto CRiPE- Centro de Estudos em Relações Internacionais, Ciência Política e Estratégia. © José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 27-04-2007