Remodelações – Em 18 de Janeiro: António Faria Carneiro Pacheco (1887-1957) na instrução (eu não venho render a guarda, venho tomar a ofensiva, dirigir a ofensiva do Estado Novo pela educação nacional); Mário Pais de Sousa no interior; Francisco José Vieira Machado (n. 1898), nas colónias.

 

 

Salazar tem uma prolongada reunião com Carmona (9 de Maio). Passos e Sousa demite-se porque Salazar não ratifica a demissão do general Morais Sarmento do cargo de Ajudante Geral do Exército (10 de Maio). Em 11 de Maio o mesmo Salazar assume a pasta da guerra, substituindo Passos e Sousa; Dois dias depois, o capitão Fernando dos Santos Costa (n. 1900) assume as funções de Subsecretário de Estado da Guerra.

 

Salazar assume a pasta dos Negócios Estrangeiros, substituindo Armindo Monteiro (6 de Novembro) que é nomeado embaixador em Londres (25 de Novembro.

 

Projecto CRiPE- Centro de Estudos em Relações Internacionais, Ciência Política e Estratégia. © José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 31-03-2009