Católicos

●Em 1881, I Congresso Católico em Lisboa, no Convento das Bernardas, com a presença activista de Mendes Lajes. Surgem candidaturas católicas no Porto (Silva Ramos, Santos Monteiro e Almeida Pinho).

 

●Em Junho de 1882, no II Congresso Católico de Lisboa, em Junho, é fundada a União Católica Portuguesa e a Associação Católica de Lisboa, com o apoio dos miguelistas, tendo Carlos Zeferino Pinto Coelho ascendido à direcção. É intensa a acção propagandística do Padre Sena de Freitas.

 

●O núncio Masella quer fundar um partido católico em Portugal. Forte oposição tanto de Júlio de Vilhena como do próprio par do reino António Bernardo da Costa Cabral.

 

●Em 1884 surgem candidaturas de católicos no Porto e em Braga, com a oposição dos miguelistas. Samodães defende então a criação de um partido conservador a nível político e de uma União Católica, sem carácter partidário.

 

Projecto CRiPE- Centro de Estudos em Relações Internacionais, Ciência Política e Estratégia. © José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 03-05-2007