Budas

Grupo de Buda – Surge, em Paris, o chamado Grupo de Buda com os oposicionistas Moura Pinto, Jaime Alberto de Castro Morais (1882-1973) e Jaime Cortesão. Ligados a José Domingues dos Santos (Agosto de 1930).

Em Maio de 1931, Jaime de Morais, Moura Pinto e Jaime Cortesão, exilados em Espanha, organizam-se para o derrube do regime português. São apoiados por Jaime Baptista e Utra Machado. Têm a oposição dos chamados anti-budas, com José Domingues dos Santos, António Ribeiro de Carvalho, José da Conceição Mascarenhas, Agatão Lança e Vasco da Gama Fernandes (1908-1991). Ribeiro de Carvalho antigo ministro de Álvaro de Castro, amigo de António Sérgio e Raúl Proença não aceita voltar ao governo depois de um convite que lhe faz Gomes da Costa em 1926. Exilado em Espanha, recusa a amnistia em 1950. Morrerá louco.

Projecto CRiPE- Centro de Estudos em Relações Internacionais, Ciência Política e Estratégia. © José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 03-05-2007