Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (1970)

Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. Depois de requerimento apresentado em 25 de Fevereiro de 1970, o respectivo funcionamento foi autorizado em 2 de Outubro. Entre os seus promotores e dirigentes, destaca-se João Salgueiro, subsecretário de Estado do planeamento económico de Marcello Caetano, que abandona o governo por ser membro da associação, Magalhães Mota, Francisco Sá Carneiro, Rui Machete, José Vera Jardim, Manuela Silv, Jorge Sá Borges, Mário Murteira, Torres Campos, Vítor Constâncio, Sousa Gomes, Rui Vilar, Nandim de Carvalho, Marcelo Rebelo de Sousa e António Guterres. Logo após o 25 de Abril emite documentos onde invoca a necessidade de um socialismo em liberdade.

SEDES e tecnocratas – Anunciada a criação da SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (25 de Janeiro). Depois de requerimento apresentado em 25 de Fevereiro, o respectivo funcionamento é autorizado, através da aprovação dos estatutos em 2 de Outubro. Entretanto, João Salgueiro é demitido de sub-secretário de Estado do planeamento para poder continuar presidente da associação (30 de Outubro de 1970), onde, se integram muitos militantes da oposição, o que desagrada a Marcello Caetano que gostaria de a ver como uma das margens do regime, servindo de compensação aos ultras. AIP promove Colóquio de Política Industrial para discutir as propostas de Rogério Martins sobre a nova política industrial (Março). Criado um gabinete de Planeamento no Ministério das Corporações e da Previdência Social (Decreto nº 8/70, de 6 de Janeiro), que vem a ser dirigido por Maria de Lurdes Pintasilgo. É o primeiro de uma série prevista pelo DL 49 194 de 19 de Agosto de 1969, visando a interligação dos diversos departamentos governamentais para a preparação do Plano de Fomento. No gabinete de planeamento da agricultura, há-de destacar-se o professor Eugénio de Castro Caldas.

 

Projecto CRiPE- Centro de Estudos em Relações Internacionais, Ciência Política e Estratégia. © José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 03-05-2007