UEDS - União da Esquerda Democrática Socialista (1978)

 

Emerge no decorrer da Convenção da Esquerda Socialista e Democrática, promovida, em Janeiro de 1978, pela Associação de Cultura Socialista (Fraternidade Operária), MSU e por outros notáveis militantes socialistas sem filiação partidária.
Teve como líder Lopes Cardoso. Em 1979 e em 1980 coligou-se com a Frente Republicana e Socialista para concorrer às eleições legislativas.
Nas eleições de 1983 e 1985 apoiou o PS e integrou os seus elementos, como candidatos independentes, nas listas deste partido.
Nas eleições presidenciais de 1986 os seus membros dividiram-se no apoio a Mário Soares e a Maria de Lurdes Pintassilgo na primeira volta, tendo apoiado Mário Soares na segunda volta.
Dissolvida em Abril de 1986, alguns dos seus mais conhecidos militantes ingressaram no PS.

UEDS

●Convenção Nacional da União de Esquerda Democrática e Socialista (UEDS), em 28 de Janeiro de 1978, com Lopes Cardoso, César Oliveira, António Vitorino, José Manuel Brandão de Brito, Fernando Pereira Marques e Joel Hasse Ferreira. Assistem ao evento, muito paternalmente, figuras como Melo Antunes e Eduardo Lourenço.

●Mobilizam membros da Fraternidade Operária, como António Lopes Cardoso, Fernanda Lopes Cardoso, Brás Pinto, Vital Rodrigues e César Oliveira, surgida em Fevereiro de 1977, antigos militantes da LUAR, como Camilo Mortágua e Fernando pereira Marques, e do Movimento Socialista Unificado, de Joel Hasse Ferreira, José Maria Brandão de Brito, António Vitorino e Rui Namorado que, vindos do MES não é do grupo dos ex-MES, fundador da Intervenção Socialista. Juntam-se também figuras como Jacinto Prado Coelho, Fernando Alves, Américo Ramos dos Santos, Vítor Hugo Sequeira, João Mendes Espada, Vítor Martins, Jofre Justino e Mário Murteira.

●Pouco depois, o remanescente do ex-MES, liderado por Jorge Sampaio, acaba por se integrar no PS, depois de convite de Mário Soares, apesar da oposição de Francisco Salgado Zenha, Jaime Gama e Jorge Campinos.

Projecto CRiPE- Centro de Estudos em Relações Internacionais, Ciência Política e Estratégia. © José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 08-05-2007