Respublica Repertório Português de Ciência Política Edição electrónica 2004 |
Partidos políticos. Características.
Segundo Joseph La Palombara e Myron Weiner: durabilidade, estrutura complexa, vontade de implantação popular, vontade deliberada de exercer directamente o poder. Os partidos organizam a opinião pública, comunicam as reivindicações aos centros de decisão; articulam para os seus seguidores o conceito e o significado de uma comunidade em geral; estão intimimanete ligados ao recrutamento político.Partidos políticos. Degenerescência
Com o nome de partidos, surgem organizações que, mantendo o nome, refelectem degenerescências: partidos extra-parlamentares, partidos revolucionários e partidos políticos em modelos totalitários e autoritários. Outra é a que transformou o pluralismo do Estado de Direito Democrático num Estado de Partidos. Importa também referir a chamada partidocracia.Partidos políticos. Origens.
Das primeiras observações sobre a matéria, destacam-se as de David Hume quando, referindo-se à s facções, as classificava em três grupos: as unidas pelo afecto, por interesses ou por princípios. Posteriormente, surgiram outras classificações: os partidos de criação eleitoral e parlamentar e os partidos de origem exterior ao parlamento. Entre estas, os: grupos de pressão, os clubes ou sociedades de pensamento, os estratos sociais párias e os movimentos populistas. Há também partidos nascidos de outros partidos ou de grupos de partidos. No caso concreto das sociedades de pensamento, saliente-se a influência da maçonaria na formação dos partidos políticos demoliberais. Analisando, alguns modelos ocidentais, veja-se o modelo norte-americano a partir de 1828, marcado pelo confronto entre a democracia madisoniana e a democracia jeffersoniana e pela emergência do populismo.O modelo britânico nasce das reformas eleitorais de 1832 (o aparecimento das registration societies) e de 1867 (o aparecimento do caucus). Segue-se o binómio conservadores (tories)/liberais(wighs) e, depois, a superação do liberalismo: do trabalhismo à new left. Já o modelo francês (a partir de 1848) influencia a invenção da direita e da esquerda, bem como do republicanismo. O modelo alemão do pós-guerra. Os sociais-democratas (SPD), a democracia-cristã (CDU e CSU) e os liberais (FDP). A importância das fundações partidárias.
|