Maio 22
Somos dominados por iluministazinhos
Somos dominados por iluministazinhos que continuam à procura de um novo Descartes, de um novo Darwin, de um novo Bentham ou de um novo Karl Marx, todos esses irmãos-inimigos da mesma tacanhez progressista. Esses cientificistas sem o sonho da ciência, esses materialistas sem o transcendentalismo da própria matéria, que nunca perceberam a existência de uma natureza das coisas.
São iguais nos postulados metodológicos ditados pelos escassos alicerces em que baseiam as respectivas teses sobre as origens. E lá continuam, muito primitivamente, à procura de novos primitivos actuais, dizendo quase o mesmo que Manuel Emídio Garcia e que Marnoco Sousa, respectivamente pais de Afonso Costa e de Salazar.
Não entendem o sonho nem o símbolo. Tentam explicar o homem sem compreenderem os homens concretos, de carne, sangue e sonhos, só porque recusam a realidade do mistério. Mitificando uma realidade que não há, dizem que há factos, quando apenas acontecem interpretações de factos.
Estes iluministazinhos que não aceitam o "esprit de finesse", a simpatia divinatória, não percebem que a ciência continua a situar-se entre o bom-senso e a metafísica.
# posted by J. A. : 9:18 AM