Teledemocracia, videopoder, teatrocracia
Atendendo a que um povo é uma comunidade de significações partilhadas, a emergência da televisão, depois da revolução das emissões radiofónicas e do cinema, gerou um novo modelo de Estado-Espectáculo, com novos fabricantes de símbolos.
Assim, a democracia transformou-se numa efectiva teledemocracia e o poder num real videopoder.
Salazar foi um produto da Emissora Nacional e do Rádio Clube Português, sob as lideranças de Henrique Galvão e Botelho Moniz, respectivamente, reforçando-se com a época de ouro do cinema português, onde o o bom pai tirano conseguiu unir a aldeia da roupa branca com o pátio das cantigas.
Foi quando os vascos eram santanas que o bom povo português se identificou com António Silva, Beatriz Costa, Vasco Santana ou Riberinho, passando-se as revistas do Parque Mayer para o celulóide, enquanto Artur Agostinho nos fazia relatos de futebol e Fernando Pessa nos trazia a Europa dos vencedores.
Com Caetano foram as conversas em família da televisão estadual a preto e branco, onde a evolução foi bem representada pelo Zip Zip de Raul Solnado, Fialho Gouveia e Carlos Cruz, com o anúncio dos baladeiros e de uma contra-cultura que, depressa, se transformou no politicamente correcto.
O 25 de Abril e o processo revolucionário que se lhe seguiu viveram ao ritmo do objecto mais democrático das sociedades democráticas.
Aliás, na segunda metade do século vinte, Portugal quase se identificou em torno das imagens de Salazar, Amália Rodrigues, Eusébio da Silva Ferreira e Mário Soares.
Entre o avô autoritário do antigo regime e o pai fixe da democracia, continuou o fado e o futebol, sempre com peregrinações a Fátima.
A partir do cavaquismo tudo mudou, com a chegada das televisões privadas, onde o guterrismo representou o apogeu da SIC e a ascensão de Durão e Portas acompanhou a resposta da TVI, com José Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes. Resta saber se processo da rede pedófila não equivale ao terramoto da Contra-Informação?


--
Posted by J. A. to Pela Santa Liberdade! at 6/3/2003 01:40:01 AM