No ano de 1968, no plano internacional, destacam-se os assassinatos de Robert Kennedy (5 de Junho de 1968) e Martin Luther King (4 de Abril de 1968) e a eleição de Richard Nixon para presidente norte-americano (11-1968).

Isto no ano em que se realiza a união aduaneira da CEE, com a eliminação total dos direitos aduaneiros entre os Seis e o estabelecimento de uma taxa aduaneira comum (1 de Julho de 1968), enquanto se institui o princípio da liberdade de circulação de trabalhadores (8 de Novembro de 1968).

Janeiro 1  A França assume a Presidência do Conselho das Comunidades Europeias.

Março 12  Alain Poher é reeleito Presidente do Parlamento Europeu.

Julho 1  A Itália assume a Presidência do Conselho das Comunidades Europeias. Entrada em vigor da união aduaneira. Os direitos aduaneiros aplicados às trocas comerciais intracomunitárias são suprimidos 18 meses antes da data prevista no Tratado de Roma e é introduzida a Pauta Aduaneira Comum, que substitui os direitos aduaneiros nacionais aplicáveis ao comércio com o resto do mundo.

Outubro 23  Comemoração do 10º aniversário do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias marcada pela realização de uma sessão solene à qual assistem numerosos representantes das Instituições comunitárias, dos Governos e dos mais altos órgãos jurisdicionais e administrativos dos Estados-Membros.

Novembro 27  O Conselho, o Parlamento e a Comissão realizam uma troca de pontos de vista sobre as perspectivas das Comunidades no contexto da qual é debatida a necessidade de democratizar os mecanismos institucionais das Comunidades, bem de os reforçar e alargar, de garantir o futuro da Euratom e de instituir uma cooperação estreita no domínio monetário.

Cronologia oficial da história da União Europeia

 

 

Recortes da história oficiosa do Centre Virtuel de la Connaissance sur l’Europe (CVCE)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: