De Orwell à bíblia do anticomunismo – No plano das ideias, no ano da morte de Gustav Radbruch, e da publicação, por George Orwell, de Nineteen Eighty Four (7 de Maio), eis que em França Georges Burdeau publica os dois primeiros tomos do seu Traité de Science Politique, sobre o poder político e o Estado e o romeno exilado em Paris, Mircea Eliade (1907-1986), que, entre 1941 e 1944, havia sido adido em Lisboa, publica, em Paris, Aspects du Mythe, Le Mythe de l’Éternel Retour e Traité d’Histoire dês Réligions. Outro romeno, Virgil Gheorgiu (1916-1992) lança o angustiado romance A 25ª Hora, com a denúncia do nazismo e do estalinismo. Destaque para Jules Monnerot (1909-1995) que lança Sociologie du Communisme, obra que Simone Beauvoir logo considera a bíblia do anticomunismo. Já Gaston de Bachelard emite Le Rationalisme Appliqué e Claude Lévi-Strauss lança Les Structures Élémentaires de Parente, enquanto aparece La Dignité Humaine de Lecomte de Nouy. Merece referência a obra do professor da Columbia University de Nova Iorque, Robert King Merton, Social Theory and Social Structure que está na base do estrutural-funcionalismo. Uma outra corrente de ideias ganha corpo, o chamado ordoliberalismo ou liberalismo ordeiro, principalmente a partir da Escola de Friburgo, com Walter Eucken, Alfred Muller-Armack e A. Rustow, e que está na base do que há-de ser o milagre económico alemão, expresso pela teoria da economia social de mercado de Ludwig Erhard, o ministro da economia de Adenauer, a quem os adversários chamam, muito jocosamente, a oficina de reparação do capitalismo. Já Salazar proclama: devo à Providência a graça de ser pobre... nunca tive os olhos postos em clientelas políticas nem procurei formar partido... jamais empreguei o insulto ou a agressão... não tenho ambições, não desejo subir mais alto.

Destaque para Jules Monnerot (1909-1995) que lança Sociologie du Communisme, obra que Simone Beauvoir logo considera a bíblia do anticomunismo. Aí identifica o mesmo comunismo como uma espécie de Islão do século XX, uma empresa religiosa, marcada por uma religião secular que visa instaurar um Estado Universal e onde o principal motor são os revolucionários profissionais, mobilizados pelos appatchikini dos partidos comunistas e da Internacional dominada por Moscovo.

Já Gaston de Bachelard emite Le Rationalisme Appliqué e Claude Lévi-Strauss lança Les Structures Élémentaires de Parente, enquanto aparece La Dignité Humaine de Lecomte de Nouy.

Merece referência a obra do professor da Columbia University de Nova Iorque, Robert King Merton,  Social Theory and Social Structure que está na base do estrutural-funcionalismo.

Aí considera a função como as consequencias objectivas de processos sociais que contribuem para a adaptação ou para o ajustamento de um determinado sistema. Neste sentido, liberta-se da tradição antropológica do funcionalismo, considerando que a função como uma relação não necessária e empiricamente constatável, ligando dois elementostipificáveis, de forma independente face à totalidade a que os mesmos pertencem. Neste sentido, corrige o excessivo funcionalismo pelo estruturalismo. É o criador dos conceitos de equivalente funcional ou de substituto funcional, isto é, a ideia de que, tal como um só elemento, ou uma só estrutura, pode ter várias funções, — a chamada multifuncionalidade das estruturas —, também uma só função pode ser exercida por elementos ou por estruturas diversas que, entre si, podem substituir-se. Considera também que existe, além disso, a possibilidade de uma disfunção, se as funções já não contribuírem para a adaptação ou para um ajustamento de um sistema. Cabe-lhe também a distinção entre as funções manifestas e as funções latentes, isto é, as funções inconscientes.

Uma outra corrente de ideias ganha corpo, o chamado ordoliberalismo ou liberalismo ordeiro, principalmente a partir da Escola de Friburgo, com Walter Eucken, Alfred Muller-Armack e A. Rustow,  e que está na base do que há-de ser o milagre económico alemão, expresso pela teoria da economia social de mercado de Ludwig Erhard, o ministro da economia de Adenauer, a quem os adversários chamam, muito jocosamente, a oficina de reparação do capitalismo.

Em Portugal, no ano em que Egas Moniz (1874-1955) recebe o prémio Nobel da medicina, destaca-se algum esforço do pensamento católico, no sentido de se adaptar às circunstâncias do pós-guerra, no ano em que, em Chicago, Jacques Maritain publica Man and the State e que Emmanuel Mounier, em Paris, emite a síntese Le Personnalisme. Assim, José Sebastião da Silva Dias reflecte sobre os problemas da propriedade e do trabalho em Humanismo Social, enquanto Adérito Sedas Nunes publica Princípios de Doutrina Social e, em Braga, Paulo Durão Alves retoma A Filosofia Política de Suárez. Já o Padre Abel Varzim e D. Sebastião Garcia de Resende emitem folhetos sobre o comunismo. Em Coimbra, o então assistente de filosofia, Eduardo Lourenço publica Heterodoxia

 

Alves, Paulo Durão (1893-1977)

1949 – A Filosofia Política de Suarez. Braga: Livraria Cruz

Bachelard, Gaston

Le Rationalisme Appliqué, 1949

Berdiaev

Esprit (De l’) Bourgeois, Neuchâtel, Delachaux Et Niestlé, 1949

Boyd, Andrew

1949 Western Union. A Study of the Trend towards European Unity, Washington, Public Affairs Press

Boyd, Andrew/Boyd, Frances

Western Union. A Study of the Trend Towards European Unity, Washington D. C., Public Affairs Press, 1949.

Burgeau, Georges

Traité de Science Politique, Paris, Librairie Générale de Droit et de Jurisprudence, 1949: tomo I - Le Pouvoir Politique [ reed., 1967; ou Présentation de l’Univers Politique, 1980] ; tomo II - L’État [ reed., 1967] ; tomo III - La Dynamique Politique [ reed., 1968] ; tomo IV - Le Statut du Pouvoir dans l’État [ reed., 1969] ; tomo V - Les Régimes Politiques [ reed., 1970] ; tomo VI - L’État Libéral et les Techniques Politiques de la Démocratie Gouvernée [ reed., 2 vols., 1971] ; tomo VII - La Démocratie Gouvernante, son Assise Sociale et sa Philosophie Politique [ reed., 1972] ; tomo VIII - La Démocratie et les Contraintes du Nouvel âge [ reed., 1974] ; tomo IX - Les Façades Institutionnelles de la Démocratie Gouvernante [ reed., 1976] ; tomo X - La Rébellion du Social [ reed., 1977] .

Chevalier, Jean-Jacques

Grandes Oeuvres Politiques, 1949

Duclos, Pierre

L’Introuvable Science Politique, Paris, Éditions Dalloz, 1949.

Eliade, Mircea

- Mythe de l’éternel Retour. Archétypes Et Répétitions,1949 (reed. Paris, Éditions Gallimard, 1963).

- Traité d’Histoire des Réligions, 1949

Finer, H.

Theory and Practice of Modern Government, Nova York, Harry Holt & Co., 1949.

Gheorgiu, Virgil

A 25ª Hora, 1949

Gurvitch, Georges

Industrialisation et Téchnocratie, Paris, Librairie Armand Colin, 1949.

Hayek, Friedrich August Von

Individualism and Economic Order, Londres, Routlege, Kegan & Paul, 1949.

Hutchins, Robert M.

1949 – St. Thomas and the World State. Milwaukee: Marquette University Press

Kelsen

Political (The) Theory of Bolshevism. A Critical Analysis, Los Angeles, 1949

Key Jr., Vladimir O.

Southern Politics in State and Nation, Nova York, Alfred A. Knopf, 1949.

Keynes, John Maynard

Two Memoirs, Londres, 1949

Lasswell, Harold D.

The Analysis of Political Behavior. An Empirical Approach, Oxford, Oxford University Press, 1949.

Lasswell, Harold D./Leites, Nathan

Language of Politics. Studies in Quantitative Semantics, Nova York, George Stewart, 1949.

Lévi-Strauss, Claude

Les Structures Élémentaires de la Parenté,Paris, Presses Universitaires de France, 1949.

Marcel, Gabriel

Mystère (Le) de l'Être, 2 vols., 1949

Maritain, Jacques (1882-1973)

1936 – L’Humanisme Intégral. Paris: Aubier Montaigne

1949 – Man and the State, versão francesa L’Homme et l’État. Paris: PUF, 1950

Mckeean, D. D.

Party and Pressure Politics, Boston, Houghton Mifflin, 1949.

Monnerot, Jules

Sociologie du Communisme, Paris, Éditions Gallimard, 1949 (trad. port. Sociologia do Comunismo, Lisboa, Fernando Ribeiro de Melo/Edições Afrodite, 1978).

Morley, Felix

1949 – The Power in the People

Mounier, Emmanuel

- Personnalisme, Paris, Presses Universitaires de France, 1949

- Petite (La) Peur du XXe Siècle, 1949

Nef, John U.

1949 – La Route de la Guerre Totale. Paris: Armand Colin

Noüy, Lecomte

La Dignité Humaine, 1949

Ortega Y Gasset

Hombre (El) y la Gente, 1949

Orwell, George

Nineteen Eighty Four, Londres, 1949.

Prebisch. Raul (1901-1985)

1949 – El Desarrollo Económico de América Latina y sus Principales Problemas: Santiago do Chile, CEPAL (trad. ingl. The Economic Development of Latin America and Its Principal Problems. Lake Success /Nova Iorque: United Nations Department of Economic Affairs, 1950)

Reinwald, P.

De l’Esprit des Masses, Neuchâtel, Delachaux & Niestlé, 1949.

Renouvin. Pierre

1949 – L’Idée de Fédération Européenne dans la Pensée Politique du XXème Siècle: Oxford, The Zaharoff Lectures

Santa Rita, José Gonçalo (1891-1967)

1949 – As Questões Coloniais. Lisboa: Minerva

Sauer, Wilhelm

System der Rechts und Sozialphilosophie, 1949

Sauvy, Alfred

Le Pouvoir et l’Opinion, Paris, Librairie Payot, 1949.

Spitz, David

Patterns of Anti-Democratic Thought, 1949 (reed., Glencoe, The Free Press of Glencoe, 1965).

Staline, Joseph

1949 – Après la victoire, Pour une paix durable. Paris: Editions sociales, 108 p.

Sturzo, Luigi

Societá (La), sua Natura e Leggi. Sociologia Storicista, 1949

Thorez, Maurice

1949 – Fils du peuple. Paris: Editions sociales, 253 p.

Ullmann, Walter

Medieval Papalism, 1949

Viereck, Peter

Conservatism Revisited. The Revolt Against Revolt, Nova York, 1949.

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 31-03-2009