1971

As relações transnacionais num mundo sem fronteiras.
Kissinger, abertura de Pequim e alargamento da CEE

Cosmopolis

© José Adelino Maltez, História do Presente, 2006

Kissinger, abertura de Pequim e alargamento da CEE

Destaca-se a decisão dos norte-americanos que suspendem a convertibilidade do dólar em ouro (15 de Agosto), o acordo dos seis sobre o alargamento da CEE (23 de Junho) e a aprovação da entrada da República Popular da China na ONU (26 de Outubro), depois de duas visitas de Kissinger a Pequim. Estamos no ano do primeiro alargamento comunitário e da entrada em vigor do Tratado do Luxemburgo sobre a criação de recursos próprios e surge também a primeira tomada de posição da Comissão sobre a protecção do ambiente (22 de Julho).

No âmbito da NATO, pouco depois do holandês Joseph Luns ser eleito secretário-geral (1 de Outubro), a Espanha pede adesão à instituição (10 de Outubro).

Da teoria da justiça à poliarquia

No plano das ideias, no ano da morte de Toynbee, se John Rawls elabora o primeiro esboço da sua Theory of Justice, um dos livros mais glosados do último quartel do século XX, onde, criticando-se a perspectiva utilitarista de certo neoliberalismo se retomam as teses kantianas do contrato social, e Robert Dahl teoriza Poliarchy.

Surge também a denúncia do positivismo behaviorista, no manifesto Beyond Reductionism, liderado por Arthur Koestler, com Hayek, Piaget e Bertanlaffy e, a partir de Cuernavaca, no México, Ivan Illich vê traduzir-se em França o seu manifesto por uma sociedade sem escola. Neste mesmo ano, morre, em 3 de Março, o actor António Silva, nascido em 1886, que se destacou nas fitas A Canção de Lisboa (1933), O Pai Tirano (1941), O Pátio das Cantigas (1942), O Costa do Castelo (1943) e O leão da Estrela (1947).

Mensário1971

Janeiro
Tempo de Idi Amin

Fevereiro
Entre passeios na Lua e sonhos união económica e monetária

Março
Do plano Werner à independência do Bangla Desh

Abril
A diplomacia do ténis de mesa

Maio
A procura da adesão britânica à CEE

Junho
Mitterrand e o novo PS francês

Julho
Kissinger em Pequim

Agosto
O princípio do fim do sistema de Bretton Woods

Setembro
Da morte de Lin Piao à libertação de Mindszenty

Outubro
Pequim regressa à ONU

Novembro
O GATT ainda mexe

Dezembro
Pompidou e Nixon conversam à lareira de Marcello Caetano

Subcontinente indiano

Na Ásia, destaca-se a criação do novo Estado do Bangla Desh (26 de Março), o antigo Paquistão Oriental, sob a liderança de Mujibur Rahman, chefe da liga Awami, que tinha obtido, nas eleições de Dezembro-Janeiro a maioria absoluta, depois do ciclone de Novembro de 1970 que tinha causado cerca de 300 000 mortos. Segue-se uma violenta guerra que leva a que se refugiem na Índia cerca de 10 milhões de pessoas, o que leva Nova Delhi a intervir no conflito (3 de Dezembro), até à conquista de Dacca e à entrega do poder aos independentistas. Apesar do apoio da China e dos norte-americanos, o Paquistão, então liderado Yahya Kan, é obrigado a reconhecer o novo Estado, liderado por Rhaman, até1975.

Nas duas zonas do Paquistão tinha havido eleições em Dezembro de 1970, donde saíram vencedores tanto a liga Awami como, na parte ocidental, o Partido do Povo, dirigido por Ali Bhutto, mas o regime militar não deixa reunir o parlamento. Só em 20 de Dezembro é que passa o poder a Ali Bhutto que apenas em Fevereiro de 1974 é que reconhece a independência do Bangla Desh.

África

Executado o antigo chefe de Estado Ouandié (6 de Janeiro)

Guiné: condenadas à morte 91 pessoas, acusadas de colaboração no desembarque de Novembro de 1970 (24 de Janeiro)

Golpe de Idi Amin no Uganda (25 de Janeiro)

Nacionalização dos oleodutos e do gás na Argélia (24 de Fevereiro)

Greve geral e levantamentos rurais no Madagascar, com sangrenta repressão (Março e Abril)

Tentativa de golpe em Marrocos (10 de Julho)

Tentativa frustrada de golpe de Estado comunista no Sudão (22 de Julho)

William Tolbert assume a presidência da Libéria em 23 de Julho, depois da morte do seu antecessor, William Tubman, no poder desde 1944.

Banda, presidente do Malawi, visita Pretória (16 de Agosto)

Frustrado golpe no Chade (27 de Agosto)

República Democrática do Congo para a República do Zaire (27 de Outubro)

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: