1993
 

Outubro

 

 

Cimeira dos chefes de Estado e de governo do Conselho da Europa (8 a 9 de Outubro)

Decisão do Tribunal Constitucional alemão permite a ratificação do Tratado de Maastricht (11 de Outubro)

Realização, no Luxemburgo, Grão-Ducado do Luxemburgo, de uma conferência interinstitucional. O Conselho, a Comissão e o Parlamento adoptam uma declaração sobre a democracia, a transparência e a subsidiariedade; aprovam a proposta de decisão do Parlamento relativa às funções do Provedor de Justiça e um texto respeitante às regras de trabalho do Comité de Conciliação no âmbito do procedimento de co-decisão (25 de Outubro)

O Conselho Europeu, reunido em Bruxelas, Bélgica, adopta uma declaração para assinalar a entrada em vigor do Tratado da União Europeia, confirma que a segunda fase da União Económica e Monetária terá início em 1 de Janeiro de 1994 e define diversos domínios que deverão ser objecto de acções comuns a desenvolver pela União Europeia no âmbito da Política Externa e de Segurança Comum. Adopta igualmente uma decisão relativa à localização de diferentes serviços e organismos comunitários (29 de Outubro)

Emboscada na Somália mata cerca de 18 americanos (3 de Outubro). Clinton, em 7 de Outubro, anuncia o reforço do dispositivo militar, mas também que todos os soldados norte-americanos, cerca de 28 000, abandonariam o território até 31 de Março de 1994. A esperança não era restaurada e a Somália ficava fragmentada entre os vários senhores da guerra.

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: