2004
 

Junho

 

Morte de Reagan (5 de Junho)

Eleições no Canadá, com a vitória dos liberais de Paul Martin (28 de Junho)O

 


Entra em vigor o Tratado de adesão e torna-se realidade o maior alargamento de sempre da União Europeia em termos de alcance e diversidade: dez países - Chipre, Estónia, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia, República Checa, República Eslovaca, Eslovénia e Hungria – representando, no seu conjunto, mais de 100 milhões de cidadãos, passam a fazer parte da União Europeia (1 de Maio)

O Parlamento Europeu procede a uma votação formal de aprovação dos 10 novos comissários dos 10 novos Estados-Membros, no último período de sessões da legislatura em curso. O Conselho de Ministros nomeia também oficialmente os dez novos comissários (5 de Maio).

Conselho Europeu reúne-se em Bruxelas, Bélgica. O Conselho decide, entre outras questões, que, com base no parecer da Comissão e no facto de que a Croácia cumpre os critérios políticos fixados pelo Conselho Europeu de Copenhaga em1993 e as condições de participação no Processo de Estabilização e de Associação estabelecidas pelo Conselho em1997, este país é considerado como candidato à adesão e que deverá ser lançado o processo dessa mesma adesão. Os 25 adoptam também por unanimidade o projecto de tratado constitucional europeu (17 e 18 de Junho)

Realiza-se em Dromoland Castle, Co. Clare, Irlanda, uma cimeira entre a União Europeia e os Estados Unidos (26 de Junho)

 

Sessão do Conselho de Chefes de Estado ou de Governo reúne-se em Bruxelas, Bélgica. José Manuel Durão Barroso é designado como Presidente indigitado da Comissão, Javier Solana é nomeado para o cargo de Secretário-Geral do Conselho e Alto Representantepara a PESC e Pierre de Boissieu para o cargo de Secretário-Geral Adjunto. Os Chefes de Estado ou de Governo decidem ainda que Javier Solana será nomeado para o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros da UE no dia da entrada em vigor da Constituição (29 de Junho)

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 23-04-2009