1945
 

Abril
 

 

 

    Soviéticos conquistam a Hungria (3 de Abril). No dia 10, soviéticos em Konnigsberg.

    O rei do Laos, Sisavang Vong, impulsionado pelos japoneses, proclama a independência (8 de Abril). Em Novembro, abdica, instituindo-se o Estado do Laos (Pathet Lao).

    Morte de Roosevelt (12 de Abril). Sucede-lhe Harry Truman

    Libertado o campo de concentração de Dachau e são conhecidos os horrores nazis (18 de Abril)

Tropas soviéticas e norte-americanas encontram-se em Torgau, no Elba (25 de Abril). Começa a batalha para a conquista de Berlim. O marechal Pétain, que se refugiara na Suíça, entrega-se às novas autoridades francesas.

    Suicídio de Adolf Hitler (30 de Abril)

    Começa a Conferência de San Francisco que há-de dar origem à ONU (de 25 de Abril a 26 de Junho). Os convites partem dos chamados "três grandes" (EUA, URSS e RU) e da China, sem que a França possa entrar em tal clube que desencadeia a ordem mundial do pós-guerra. Tomam como base as decisões de Dombarton Oaks e de Yalta.

Constituído um governo provisório em Viena, presidido pelo socialista Karl Renner, com a participação de socialistas, comunistas e populares; a independência da Áustria será declarada a 14 de Maio (27 de Abril)

Fuzilamento de Mussolini (28 de Abril). No dia seguinte o seu corpo é exposto em Milão, na Praça do Loreto.

 

Comunistas – O processo de subversão oposicionista não desarma. Greves de trabalhadores rurais no Ribatejo e Alentejo em Abril de 1945. Voltam a tomar como pretexto o aumento de preços, resultante das circunstâncias da economia de guerra. Em Junho, são especialmente intensas no Alentejo, sendo preso Germano Vidal em Montemor-o-Novo. Em 4 de Julho o militante comunista Alfredo Dinis (Alex) é morto em Bucelas por uma brigada da polícia política, ainda PVDE, dirigida por José Gonçalves.

Socialistas – Surge uma clandestina União Democrato-Socialista, resultante da fusão do Núcleo de Doutrinação e Acção Socialista com a União Democrática. Em Abril, aparece o jornal O Combate considerado órgão de um Partido Trabalhista Português, que tem como secretário-geral Castanheira Lobo. Ainda se mantém em 1947.

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 31-03-2009