1980

Tempo de transformação e interdependência.
Eleição de Reagan, greve de Lech Walesa, third wave e
pouvoir sur scène

 

Cosmopolis

© José Adelino Maltez, História do Presente, 2006

Da eleição de Reagan à greve de Lech Walesa. Num tempo de third wave (Toffler) e de pouvoir sur scènes (Balandier), assinale-se a morte de Tito e a eleição de Ronald Reagan (4 de Novembro), bem como um novo aumento dos preços do petróleo e o boicote ocidental aos Jogos Olímpicos de Moscovo (19 de Julho), enquanto na Polónia começa a greve dos operários de Gdansk (14 de Agosto), donde emerge a liderança de Lech Walesa e do sindicato Solidariedade (22 de Setembro), Morre o líder comunista jugoslavo, Joseph Broz Tito (04 de Maio), Jerusalém torna-se capital do Estado de Israel (25 de Julho) e inicia-se a guerra entre o Irão e o Iraque (22 de Setembro).

A tirania do status quo (Milton Friedman). A intervenção soviética no Afeganistão, a partir de 27 de Dezembro de 1979, faz terminar o ambiente de detente da Guerra fria, iniciando-se uma fase dita de measured confrontation, principalmente quando se estabelece a chamada doutrina Carter. Com efeito, o presidente norte-americano considera tal intervenção o maior desafio vivido desde o começo da Guerra fria, declarando que os Estados Unidos considerarão que qualquer esforço que um poder exterior faça por obter o controlo da região do Golfo Pérsico será considerado um assalto a interesses vitais dos Estados Unidos da América, pelo que tal assalto haverá se ser repelido por todos os meios necessários, incluindo a força militar. Os soviéticos respondem no mesmo tom, ao considerarem que a chamada doutrina dos direitos humanos do presidente norte-americano não passa de uma forma de intervenção dos Estados Unidos na política interna de outros Estados soberanos.

   

Do segundo mandato de Eanes à morte de Sá Carneiro

Da eleição de Reagan à greve de Lech Walesa ä Morte de Tito ä Guerra Irão-Iraque ä Morte de Sartre ä Ocidentais boicotam Jogos Olímpicos de Moscovo ä Novo aumento dos preços do petróleo

A tirania do status quo

¤ g 115º Gov. Sá Carneiro

1 e67 (5 Out. )

1 ep9 (7 Dez. )

Destaque

Novo aumento do preço do petróleo

Surge a República do Zimbabwe

Morte de Tito

59 países boicotam presença nos Jogos Olímpicos de Moscovo

Greve dos operários do Estaleiro Lenine de Gdansk

Guerra Irão/Iraque

Reagan eleito Presidente dos EUA

Golpe de Nino Vieira em Bissau

Milton Friedman

A tirania do status quo (Milton Friedman).

A intervenção soviética no Afeganistão, a partir de 27 de Dezembro de 1979, faz terminar o ambiente de detente da Guerra fria, iniciando-se uma fase dita de measured confrontation, principalmente quando se estabelece a chamada doutrina Carter. Com efeito, o presidente norte-americano considera tal intervenção o maior desafio vivido desde o começo da Guerra fria, declarando que os Estados Unidos considerarão que qualquer esforço que um poder exterior faça por obter o controlo da região do Golfo Pérsico será considerado um assalto a interesses vitais dos Estados Unidos da América, pelo que tal assalto haverá se ser repelido por todos os meios necessários, incluindo a força militar. Os soviéticos respondem no mesmo tom, ao considerarem que a chamada doutrina dos direitos humanos do presidente norte-americano não passa de uma forma de intervenção dos Estados Unidos na política interna de outros Estados soberanos.

Da eleição de Reagan à greve de Lech Walesa

Num tempo de third wave (Toffler) e de pouvoir sur scènes (Balandier), assinale-se a morte de Tito e a eleição de Ronald Reagan (4 de Novembro), bem como um novo aumento dos preços do petróleo e o boicote ocidental aos Jogos Olímpicos de Moscovo (19 de Julho), enquanto na Polónia começa a greve dos operários de Gdansk (14 de Agosto), donde emerge a liderança de Lech Walesa e do sindicato Solidariedade (22 de Setembro), Morre o líder comunista jugoslavo, Joseph Broz Tito (04 de Maio), Jerusalém torna-se capital do Estado de Israel (25 de Julho) e inicia-se a guerra entre o Irão e o Iraque (22 de Setembro).

Da detente à measured confrontation

A intervenção soviética no Afeganistão, a partir de 27 de Dezembro de 1979, faz terminar o ambiente de detente da Guerra Fria, iniciando-se uma fase dita de measured confrontation, principalmente quando se estabelece a chamada doutrina Carter. Com efeito, o presidente norte-americano considerou tal intervenção o maior desafio vivido desde o começo da Guerra Fria, declarando que os Estados Unidos considerarão que qualquer esforço que um poder exterior faça por obter o controlo da região do Golfo Pérsico seria considerado um assalto a interesses vitais dos Estados Unidos da América, pelo que tal assalto seria repelido por todos os meios necessários, incluindo a força militar. Os soviéticos reponderam no mesmo tom, ao considerarem que a chamada doutrina dos direitos humanos do presidente norte-americano não passava de uma forma de intervenção dos Estados Unidos na política interna de outros Estados soberanos. A escalada vai recomeçar, sendo assinalada na guerra do El Salvador. Os Estados Unidos acusam os soviéticos de utilizarem armas químicas no Afeganistão, no Laos e no Cambodja. Começam as negociações INF e START. Reagan apresenta o programa de guerra das estrelas. É abatido um 747 sul-coreano. Os norte-americanos intervém militarmente em Granada, opõem-se aos sandinistas na Nicarágua e atacam a Líbia.

África

O papa visita vários países africanos de 2 a 12 de Maio

Em África, é proclamada a independência do Zimbabwe (18 de Abril) que retoma o nome mítico do túmulo dos chefes, lugar arqueológico descoberto pelos ocidentais em 1868, onde teria tido sede o reiono do monomotapa, nome dado pelos portugueses ao império do senhor das minas que dominava essa zona de África, que o jesuíta português tentou converter em 1561, mas que só entre 1629 e 1695 permaneuceu sob a nossa suzerania.

Golpe de Estado no Uganda para instalar Milton Obote no poder (10 de Maio). Obote regressa em 27 de Maio e é eleito presidente em 10 de Dezembro.

Golpe de Estado no Alto Volta (25 de Novembro).

Senegal: Senghor demite-se de presidente e passa o poder a Abdou Diouh, embora se mantenha na presidência do partido socialista (31 de Dezembro).

Assinale-se também um golpe de Estado na Libéria, a mais antiga república africana, independente desde 1847, que derruba o regime do Partido True Wigh, no poder desde a fundação, levando ao poder um nativo, o sargento Samuel Doe, ponto de partida para uma guerra civil que durará de 1990 a1996.

Médio Oriente

Recomeça guerra civil no Líbano (7 de Julho), num país dividido em quase quatro Estados, com os falangistas cristãos nos arredores de Beirute, os palestinianos e os progressitas árabes em redor de Tiro, os israelistas no sul e o restante território sob ocupação síria.

Nova retirada de tropas israelistas no Sinai, com o Egipto a retomar cerca de dois terços da península (Janeiro)

Israel e o Egipto retomam as relações diplomáticas (26 de Fevereiro)

Reabre o canal de Suez (16 de Dezembro).

Os soviéticos enredam-se no Afeganistão com cerca de 50 000 homens e provocam a fuga de cerca de 800 000 afegãos para o Paquistão, gerando-se a instrumentalização da religião islâmica pelo Estado.

Conferência islâmica, reunida no Paquistão, condena a intervenção soviética no Afeganistão (Janeiro)

Turquia

Depois de uma sucessão de atentados da extrema-direita e da extrema-esquerda, os militares tomam o poder na Turquia em 12 de Setembro.

Cerca de cinco mil mortos desde 1978

Dissolução do parlamento e dos partidos políticos.

A repressão é particularmente violenta na zona curda, onde as prisões se enchem de autonomistas

Europa Central e do Leste

Na Polónia, há uma greve dos operários do Estaleiro dito Lenine de Gdansk, liderada pelo que há ser o Solidarnosk, dinamizado pelo KOR, o comité de defesa dos operários, apoiado pela Igreja Católica.

O governo polaco é então obrigado a autorizar a formação de sindicatos independentes (14 de Agosto), seguindo-se os chamados acordos de Gdansk entre o Governo e os sindicalistas (31 de Agosto).

O líder Edward Gierek, que em1970 havia substituído Gomulka, é então afastado da direcção do POUP, sucedendo-lhe Stanislas Kania (6 de Setembro). É então que se institucionaliza em Gdansk o sindicato livre Solidariedade (22 de Setembro).

Sueste asiático

Recua a guerrilha comunista no Sul da Tailândia. Cerca de 150 000 soldados vietanamitas entram no Cambodja, com os norte-americanos a não terem pejo em apoiarem Pol Pot.

No plano das ideias, quando continua a denunciar-se o corporativismo (Panitch), os poderes invisíveis (Bobbio) a ideologia dominante (Abercrombie), o neoliberal Milton Friedman denuncia The Tyranny of Statu Quo, chamando a atenção para a existência de uma sociedade sobregovernada, onde os bons fins podem ser subvertidos pelos maus meios, principalmente pela concentração de poder.

Na mesma senda, destaque para a teorização de Roger Scruton, The Meaning of Conservatism, enquanto o vulgarizador francês Henri Lepage publica Demain, le Libéralisme. Já em Madrid, Luís Legaz y Lacambra publica El Pactismo en la Historia de España. A teorização liberal também chega ao Brasil, com Celso Lafer a publicar Ensaios sobre a Liberdade e Hobbes, o Direito e o Estado Moderno. Em França, Bernard Lacroix publica L’Utopie Communautaire.

 

Voslensky, Mikhail

Em La Nomenklature. Les Priviligiés en URSS, Paris, Belfard, 1980, calculava a existência de 750. 000 nomenklaturistas que, juntamente com a família deles dependente, representariam cerca de 1, 5% da população da URSSS. A cúpula da nomenklatura, no PCUS, KGB e serviço diplomático, seria de 100. 000 pessoas, enquanto

nos estratos intermediários, circulariam 150. 000 pessoas.

Voslenski, Mikhail, A Nomenklatura. Os Privilegiados na U.R.S.S., trad. port., Lisboa, Livros do Brasil,1983.

Mensário1980

Janeiro
Carter pressiona Moscovo

Fevereiro
As ilusões do diálogo Norte/Sul

Março
Guerra no Chade e assassinato do arcebispo de El Salvador

Abril
Falhanço norte-americano no Irão e independência do Zimbabwe

Maio
A Europa da geometria variável

Junho
Hussein controla o Iraque

Julho
Golpes na Bolívia e guerra civil no Líbano

Agosto
A revolta de Gdansk

Setembro
Golpe na Turquia e mudanças na Polónia

Outubro
A sucessão de Kim Il-Sung

Novembro
Eleição de Reagan e golpe de Nino Vieira

Dezembro
Assassinato de John Lennon

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: