1960
 

Agosto
O mês de todas independências africanas

 

 

África: independências do Daomé (1 de Agosto), Níger (3 de Agosto), Alto-Volta (5 de Agosto), Costa do Marfim (7 de Agosto), Congo-Brazzaville (15 de Agosto) Chade (11 de Agosto), República Centro-Africana (13 de Agosto) e Gabão (17 de Agosto)

Costa do Marfim: em 4 de Dezembro de 1958, o território adquire a autonomia dentro da Comunidade Francesa, antecedendo a independência, proclamada em 7 de Agosto de 1960 por Félix Houphouët-Boigny, que se torna o seu primeiro Presidente, adoptando uma política pragmática ao longo do seu mandato: relacionamento privilegiado com o Ocidente, denúncia da intervenção soviética em África, fomento do investimento estrangeiro, manutenção de relações diplomáticas com a África do Sul, papel de destaque nas organizações regionais.

No Laos, há um golpe do capitão Kong Le (09-08-1960) que afasta do poder os pró-americanos, restaurando as instituições monárquicas, até que se regressa ao modelo anterior, em 9-12-1960, através de nova sedição do general Phoumi Nosavan.

Independência da República de Chipre (16 de Agosto). Depois de 82 anos de administração britânica, Makarios assume a presidência da nova república

Reis da Tailândia visitam Lisboa (22 de Agosto)

RFA: Willy Brandt é designado pelo SPD candidato a chanceler (24 de Agosto)

Jogos Olimpicos de Roma (25 de Agosto a 11 de Setembro)

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: