1960
 

Abril
Fragmentação dos socialistas franceses, fundação de Brasília e conferência de Conakry

 

 

A estruturação global anti-ocidentalista apenas vem a ser desenvolvida na II Conferência de Solidariedade Afro-Asiática, que teve lugar em Conakry, entre 11 e 14 de Abril, onde brilhou o vice-presidente da conferência, Frantz Fanon que, então, convidou os povos da África e da Ásia a destruir a mistificação histórica que tende a apresentar uma certa cultura como o auge da cultura universal. Neste ano iria dar-se, aliás, a apoteose do Terceiro Mundo na ONU, durante a XV Sessão da Assembleia Geral da ONU, com a participação de 17 novos Estados, dos quais 16 eram africanos. Foi também nesta sessão que foi aprovada a Resolução nº 1514, contendo a Declaração sobre a Outorga de Independência aos Países e aos Povos Coloniais.

França: criação do Partido Socialista Unificado em França, pela fusão da Union de Gauche Démocratique, Parti Socialiste Autonome e tribune du Communisme (2 de Abril) O partido será dirigido por Michel Rocard a partir de 1967. A SFIO vivia então em plena crise, provocada tanto pela questão argelina, onde sempre apoiou a Argélia Francesa, como perante o acesso de De Gaulle ao poder, onde o grupo parlamentar se dividiu quase ao meio, com três socialistas a fazerem parte do primeiro governo do general

Governo de Tromboni em Itália, com o apoio parlamentar do MSI (25 de Abril)

Brasília elevada a capital do Brasil (21 Abril)

II Conferência de Solidariedade Afro-Asiática em Conakry (11 a 14 de Abril)

Independência do Togo (27 de Abril)

[Cambodian Flag]

Morre Norodom Suramarit, rei do Cambodja, e o filho que lhe cedera o posto, Siahnuk, recusa o posto, cedendo o lugar à mãe.

Adesão à EFTA –Parecer da Câmara Corporativa nº 30/VII, de 13 de Abril, que tem como relator, o professor de economia Francisco Pereira de Moura, onde se critica a CEE por ter nascido sob o signo da profunda integração política, mas com uma enganadora aparência de arranjo de política económica e comercial. Isto é, o salazarismo faz suas as palavras de quem virá a ser um dos mais irrequietos responsáveis pela leveza das ideias do PREC, quanto à pesada herança económica do regime do Estado Novo.

Greve em Aljustrel com ocupação das minas e da sede do sindicato. Cerca de uma centena de detidos (Abril).

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: