1973

Anatomia da influência na sociedade dos Estados.
Do choque petrolífero ao golpe de
Pinochet

 

Cosmopolis

© José Adelino Maltez, História do Presente, 2006

Robert W. Cox, The Anatomy of Influence. Decision Making in International Organization; Richard Falk, Regional Politics and World Order; Robert Purnell, The Society of States. An Introduction to International Politics; Richard Rosecrance, International Relations. Peace or War?; James N. Rosenau, The Dramas of Politics. An Introduction to the Jobs of Inquiry; Philippe Braillard, Philosophie et Relations Internationales; Joseph S. Nye., Transnational Relations and World Politics.

The Coming of Post-Industrial Society

Obra de Daniel Bell subtitulada A Venture in Social Forecasting. Considera-se que a sociedade pós-industrial é caracterizada por cinco dimensões:

desenvolvimento de uma economia de serviços (1);

predominância da classe dos especialistas e dos técnicos (2);

importância do saber teórico como fonte de inovação e de elaboração da política na sociedade(3);

possibilidade de um crescimento tecnológico autónomo (4);

criação de uma nova tecnologia intelectual (5).

Da Guerra do Yom Kippur ao choque petrolífero

Eis que rebenta mais um conflito armado no Médio Oriente, a chamada Guerra do Yom Kippur entre Israel e o Egipto(6 de Outubro) que apesar de terminar cinco dias depois, vai levar a que os países árabes decidam embargar as exportações de petróleo para os Países Baixos e reduzir as entregas do produto a outros países europeus. Declaração comum dos Estados Membros das CE sobre a situação no Médio Oriente e os direitos legítimos do povo palestiniano (5 de Novembro) Estala assim a crise petrolífera 13e Novembro), agravada quando a OPEP anuncia aumento dos preços do petróleo bruto, depois de reunião em Teerão (23 de Dezembro)

No Outono de 1973, na sequência da guerra do Yom Kippur, dá-se o chamado choque petrolífero quando os países da OPEP decidem quadruplicar os preços do petróleo, depois de terem decretado um embargo nas exportações de petróleo para a Holanda e de terem reduzido substancialmente as remessas do produtos para outros países europeus. A Europa comunitária toma então consciência que 63% das suas necessidades em energia provêm do Médio Oriente. A crise energética vai esmorecer os impulsos de um alargamento que parecia transfigurar-se em acabamento e aprofundamento, com o aumento dos preços dos produtos manufacturados e o desequilíbrio das balanças de pagamentos. Mas, neste caso, a necessidade não vai aguçar o engenho, dado que nem sequer se conseguem estabelecer as linhas mestras de uma qualquer política comum de energia

Wiriyamu

Massacre ocorrido em Dezembro de 1972 na zona do Tete, onde morrem cerca de 400 africanos. Denunciado em 10 de Julho de 1973 pelo padre Adrian Hastings em artigo publicado no Times, na véspera de Marcello Caetano visitar Londres, em 16 de Julho. Na altura está também em Londres uma delegação oficial do Partido Socialista, a convite da oposição trabalhista.

Small is Beautiful (1973) Obra do ecologista E. F. Schumacher, subtitulada Economics as if People Mattered. Partindo do princípio que são finitos os recursos planetários, propõe como alternativa à produção em larga escala e ao consequente consumismo, uma nova tecnologia limpa e que assente no localismo, nomeadamente quanto à produção alimentar que deve libertar-se do uso de pesticidas e herbicidas, através da agricultura biológica. Advoga a limitação do uso do automóvel e a redução do consumo de energia.

Law, Legislation and Liberty, 1973-1979 Trilogia de F. A. Von Hayek. I - Rules and Order (1973).O tratado tem como subtítulo a seguinte expressão: uma nova formulação dos princípios liberais de justiça e de economia política. Começa com a análise da razão e da evolução; Kosmos e Taxis; princípios e expedientes; transformações da ideia de direito; Nomos: o direito da liberdade; Thesis, a lei do legislador. II - The Mirage of Social Justice (1976). O vol. inicia-se com uma significativa citação de Walter Lippmann, para quem numa sociedade livre, o Estado não administra os negócios dos homens. Administra a justiça entre homens que conduzem os seus próprios negócios. O enunciado das matérias dá plena ideia do tomo: bem comum e objectivos particulares; a procura da justiça; justiça "social" ou distributiva; a ordem do mercado ou cataláxia; a disciplina das regras abstractas e as reacções afectivas da sociedade tribal. III - Political Order of a Free People (1979). Opinião maioritária e democracia contemporânea; a divisão dos poderes democráticos; o sector público e o sector privado; política governamental e mercado; o abortamento do ideal democrático; um modelo de constituição; o poder contido e a política destronada. (cfr. trad. francesa de Raoul Audoin, Droit, Législation et Liberté, em 3 vols., Paris, Presses Universitaires de France,1980,1982 e1983)

Mensário1973

Janeiro
Cessar-fogo no Vietname e assassinato de Amílcar Cabral

Fevereiro
Fine Gael em Dublin

Março
Direita vence em Paris, mas perde em Santiago do Chile

Abril
Cresce a mancha de Watergate

Maio
A ilusão da Polisario

Junho
Carrero Blanco, o primeiro ajudante de Franco

Julho
Começa a CSCE

Agosto
Kissinger ascende a Secretário de Estado

Setembro
O derrube de Allende

Outubro
Guerra do Kippur

Novembro
O começo do choque petrolífero

Dezembro
Do assassinato de Carrero Blanco à procura da identidade europeia

 

 

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: