1998
 

Março
Limpeza étnica no Kosovo


Vitória dos sociais-democratas nas eleições legislativas antecipadas na Dinamarca (11 de Março). Poul Rasmussen* regressa à liderança do governo

Sérvios atacam albaneses no Kosovo, numa política de limpeza étnica promovida por Milosevic (5 de Março)

Realiza-se em Londres a conferência europeia , reunindo os 15 Estados-Membros e os países que solicitaram formalmente a adesão à EU (12 de Março).

A Comissão adopta um relatório sobre a situação em matéria de convergência e recomenda a participação no euro, a partir de Janeiro de 1999, de onze Estados-Membros (25 de Março).

Portas, Marcelo e Moniz – Congresso do PP em Braga (22 de Março). Paulo Portas é o novo presidente. Vence a candidatura de Maria José Nogueira Pinto, apoiada pelos monteiristas. Um dos principais dirigentes da Universidade Moderna, José Braga Gonçalves, destaca-se nos bastidores, em apoio do director do centro de sondagens da controversa instituição e confidencia a vários participantes que o futuro de Portugal passará por Paulo Porta e por Pedro Santana Lopes, que aliás sucederá ao primeiro como director do mesmo centro de sondagens, dito Amostra. Congresso do PSD de Tavira (19 de Abril). Marcelo Rebelo de Sousa mantém-se como presidente. Anuncia-se a hipótese de uma Alternativa Democrática com o PP de Paulo Portas. Marcelo vai atacar a ligação do governo a grandes grupos económicos. José Eduardo Moniz é o novo director da TVI (22 de Setembro).

 

 

Janeiro Fevereiro Março
Abril Maio Junho
Julho Agosto Setembro
Outubro Novembro Dezembro

Ver síntese do ano

©  José Adelino Maltez, História do Presente (2006)

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: