1950
 

Março
Acordos franco-alemães sobre o Sarre e pacifismo pró-soviético em Estocolmo

 

 

França reconhece autonomia ao Sarre (3 de Março)

Grécia: eleições gerais com vitória dos partidos do centro (5 de Março)

RFA: Adenauer, em entrevista a um jornalista norte-americano propõe a criação de uma união franco-alemã, com parlamento único e nacionalidade comum, aberta a outros países (9 de Março)

Referendo belga aprova o regresso do rei Leopoldo III (12 de Março). Ministros liberais abandonam o gabinete de Eyskens.

O chefe do partido agrário finlandês, Uhro Kekkonen*, forma governo (17 de Março)

Congresso Mundial dos Partidários da Paz, de inspiração comunista e soviética, reunido em Estocolmo defende a interdição da bomba atómica (18 de Março). Entre os subscritores, Louis Aragon, Chagall, Yves Montand e Simone Signoret.

França: morte de Emmanuel Mounier (22 de Março) e de Léon Blum (30 de Março)

Acordo sino-soviético para a exploração conjunta do Sinquião (27 de Março)

Realiza-se uma jornada contra o imperialismo norte-americano (19 de Março).

Contra o ministério das corporações – Em 23 de Março, Marcello Caetano profere no Centro Universitário da Mocidade Portuguesa uma conferência sobre a Posição Actual do Corporativismo Português, a que assiste o intelectual oposicionista António Sérgio. Aí considera que num regime corporativo não há lugar para o ministério das corporações que seria quase o mesmo que um regime liberal com um ministério da liberdade.

O ministério das corporações e previdência social será instituído em 1 de Agosto, assumindo a titularidade do mesmo José Soares da Fonseca. Até então, apenas existiam subsecretários de estado, como Pedro Teotónio Pereira (1933-1936), Manuel Rebelo de Andrade (1936-1940), Joaquim Trigo de Negreiros (1940-1944), António Júlio de Castro Fernandes (1944-1948), António Jorge Martins da Mota Veiga (1948-1950).

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Ver síntese do ano

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 31-03-2009