1950
 

Setembro
O anticomunismo como doutrina oficial do Ocidente e o rearmamento alemão

 

 

Roménia retira direito de voto aos adversário do regime (2 de Setembro)

Eleições gerais na Dinamarca; mantém no poder o governo social-democrata de Hans Hedtoft (5 de Setembro)

General George Marshall* é nomeado secretário da defesa (12 de Setembro)

Mac Arthur inverte a situação na Coreia, desembarcando em Inchon (15 de Setembro).

Senado norte-americano vota o International Security Act contra o comunismo (23 de Setembro)

Dean Acheson declara querer os alemães em uniforme para o Outono de 1951 (12 de Setembro)

Reunião do Conselho do Atlântico em Nova Iorque encara a hipótese da contribuição alemã para a defesa ocidental (26 de Setembro)

Posse da X comissão executiva da União Nacional, presidida por Augusto Cancela de Abreu, com António Pedro Pinto Mesquita, Tito Castelo Branco Arantes, José Manuel da Costa e Henrique Tenreiro (19 de Setembro).

Surge uma Comissão Nacional para a Defesa da Paz (30 de Setembro). Movimento de intelectuais, satélite do PCP, numa estrutura dita Movimento Nacional Democrático pela Paz. Da Comissão fazem parte António José Saraiva, Maria Lamas e Manuel Valadares. Promovem abaixo-assinados e estão na base da falhada manifestação de 11 de Novembro para comemoração do fim da Segunda Guerra Mundial. À noite, sessão solene no Centro Republicano António José de Almeida interrompida pela PIDE. Soares virá a ser expulso do PCP com Ramos da Costa, Jorge Borges de Macedoö e Augusto Sá da Costa. Organizada uma sessão de homenagem a Bento de Jesus Caraça na Sociedade de Instrução e Beneficência José Estêvão (25 de Junho). Entre os intervenientes, Mário Soares que havia sido amnistiado em 13 de Junho. Cerca de uma centena de presos políticos detidos em Peniche iniciam uma greve da fome.

Se jovens intelectuais como António José Saraiva e Jorge Borges de Macedo são atraídos pelo rigor metodológico da ideologia marxista, já outros, em começos de formação, se entusiasmam pela nebulosa trabalhista. Salazar há-de considerar, a propósito da Guerra da Coreia, que há um erro fundamental em certos intelectuais quando consideram o comunismo como um partido político, um partido como qualquer outro.

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Ver síntese do ano

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 31-03-2009