1950
 

Agosto
A ascensão de Balduíno

 

Balduíno, nascido em 1930, presta juramento como regente da Bélgica; surge novo governo social cristão, com Paul Van Zeeland* nos estrangeiros (1 de Agosto)

Papa Pio XII emite a Encíclica Humani Generis onde fala na filosofia errónea do existencialismo (22 de Agosto)

Liga Árabe estabelece o princípio do neutralismo, face aos desenvolvimentos da chamada Guerra Fria

No Paraguai, há eleições em Julho e em 16 de Agosto  toma posse o novo presidente Frederico Chávez, ligado ao sector mais moderado do Partido Colorado, que já estava no poder desde 11-09-1949. Continua, no entanto, o regime do partido único...

RFA e Sarre entram no Conselho da Europa (11 de Agosto)

Aprovado no Conselho da Europa um projecto de Churchill sobre a criação de um exército europeu (11 Agosto)

Novos ministérios – Pelo Decreto nº 37909, de 1 de Agosto de 1950, criam-se, na Presidência do Conselho, os lugares de Ministro da Presidência e de Ministro da Defesa, surgindo também um Ministério das Corporações e da Previdência Social, além de se mudar a designação do Ministério da Guerra para Ministério do Exército. No novo ministério da defesa, integram-se o Secretariado-Geral da Defesa Nacional e o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), bem como um subsecretário de Estado da Aeronáutica, cargo que, entretanto, ainda não é preenchido. Surge também um Conselho Superior da Defesa Nacional.

Remodelação – Em 2 de Agosto: Costa Leite, ministro da presidência; Santos Costa sucede a Salazar na defesa (até 14 de Agosto de 1958); Trigo de Negreiros, no interior; Artur Águedo de Oliveiraö (n. 1894) nas finanças; Paulo Cunha nos estrangeiros; Sarmento Rodrigues nas colónias; Ulisses Aguiar Cortês (n. 1900) na economia, com Jorge Jardim como subsecretário de Estado; José Soares da Fonseca nas corporações. Recuo da ala marcelista e crescimento do grupo de Santos Costa. Entre os ministros considerados ligados a Marcelo, Trigo de Negreiros, Paulo Cunha e Sarmento Rodrigues.

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Ver síntese do ano

 

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 31-03-2009