1950
 

Dezembro
Começa o namoro entre norte-americanos e Franco

 

Resolução da ONU transforma a Eritreia num Estado federado dentro do Império etíope, mas sem definir o processo de autodeterminação (2 de Dezembro)

Bertrand Russell*, de 78 anos, recebe o prémio Nobel da literatura (10 de Dezembro)

Manuel Fraga Iribarne profere conferência no Ateneo de Madrid sobre a crise do Estado Liberal (11 de Dezembro)

Espanha e EUA estabelecem relações diplomáticas(24 de Dezembro)

Nacionalistas escoceses roubam a pedra da coroação que estava na abadia de Westminster (26 de Dezembro)

Criado em Dezembro o Directório Democrato-Social, estrutura que se mantém até1974, passando a Acção Democrato-Social em1963. Começa por reunir Mário de Azevedo Gomes, Jaime Cortesão e António Sérgio, os barbas. Entra depois Mário Soares, em1956, em nome da Resistência Republicana e Socialista. O grupo faz, sobretudo, exposições ao Presidente da República, naquilo que Humberto Delgado há-de chamar a pequena guerra dos papéis. Outros fundadores são Acácio Gouveia, Artur Cunha Leal, Carlos Sá Cardoso, Carlos Pereira, comandante Moreira de Campos, Nuno Rodrigues dos Santos e Raúl Rego (1913-1999).

Em Dezembro, I Congresso dos Homens Católicos, com organização do Padre Abel Varzim. Intervenção de um congressista leva o ministro da justiça a abandonar o congresso. Várias pressões do governo impedem que algumas intervenções programadas se concretizem.

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Ver síntese do ano

 

© José Adelino Maltez. Cópias autorizadas, desde que indicada a origem. Última revisão em: 31-03-2009